TikTok avança com os testes dos vídeos longos, aumentando o alcance para incentivar os criadores de conteúdo.
Desde 2022 que a plataforma vem explorando o formato de vídeos na horizontal. Evidentemente, com o objetivo que competir com o YouTube, atraindo os criadores de conteúdo deste formato e novos públicos.
@fernandadiasartwork “The Day We Met” | Witch Bunny They were three years younger. Inspired by the song “ Morena “ @Vitor Kley
De fato, não tem como não perceber, os impactos do TikTok nas mídias digitais. O Instagram teve que se adaptar a tendência dos vídeos curtos lançando o Reels. O YouTube para não ficar para trás lançou o Shorts, dedicado a vídeos de até 1 minutos.
Atualmente, o TikTok tem mais 82 milhões de usuários ativos no Brasil. Ficando atrás apenas dos Estados Unidos que conta com mais de 113 milhões usuários ativos segundo o DataReportal.
Ou seja, nos últimos anos o TikTok mostrou sua força e posicionamento. Provando que vai muito além de uma rede social de dancinhas.
Além dos testes com vídeos na horizontal, pouco a pouco a plataforma conhecida pelos vídeos curtos vem aumentando o tempo dos vídeos. Isso é um grande atrativo, para criadores de conteúdo que tem algo a dizer e precisa ir além dos 60 segundos.
TikTok deixa de lado vídeos curtos e aposta nos vídeos longos
O TikTok se popularizou com vídeos curtos e agora investe em vídeos longos, para expandir e crescer ainda mais.
Esta expansão de formato da plataforma soluciona alguns “problemas” que o TikTok tem hoje:
- Muito conteúdo duplicado
- Conteúdo de baixo valor
- Poucos conteúdos originais
- Muitos canais de cortes
- Problemas com direitos autorais
Estes são fatores que influenciam na tomada de decisão das marcas, na hora de escolher, se anuncia ou não no TikTok.
Por outro lado, o YouTube não sofre com estes problemas. Embora ele seja mais criterioso com os criadores de conteúdo, é justamente isso, que passa total credibilidade para as marcas que investem em anúncios por lá.
Ou seja, esta é umas das intenções do TikTok em investir em vídeos longos. Atrair criadores de conteúdo que criem conteúdos originais, que levem esta originalidade para os vídeos curtos, e assim, aumente a credibilidade da plataforma, perante a investidores e anunciantes.
Fim dos TikTokers e uma nova era para quem tem conteúdo
Certamente, para alguns TikTokers será difícil se adaptar aos vídeos longos. Pois terão que mostrar algo novo, que vá além dos 60 segundos, aceitar a redução de alcance dos vídeos curtos e saber se reinventar.
Naturalmente, todas as plataformas priorizam o alcance de uma funcionalidade nova.
Por exemplo, o Instagram inicialmente era uma rede social de fotos, depois lançou os stories, na sequencia o IGTV (atual reels) e aumentou o tamanho das fotos no feed. Ou seja, hoje em dia o Instagram praticamente abandonou sua marca registrada que eram as fotos quadradas
Além disso, o alcance orgânico do Instagram, reduziu a cada nova funcionalidade lançada. Porém, a plataforma sempre prioriza o alcance da nova funcionalidade.
Considerando que o TikTok ainda tem muito a evoluir, as atualizações e redução do alcance orgânico é algo praticamente certo, se a plataforma seguir o padrão das suas concorrentes.
Como o TikTok influenciou no SMO (Social Media Optimization)
SMO em tradução livre significa (Otimização para Mídias Sociais). Consiste em você trabalhar em diversos fatores nas suas mídias digitais: sites, blogs, canais e redes sociais. Visando aumentar sua relevância nos mecanismos de buscas e principalmente no Google.
Mesmo com o TikTok investindo em vídeos longos na horizontal, visando competir com o YouTube que é a principal plataforma de vídeos do Google. O maior buscador do mundo (Google), teve que incluir o TikTok em seus resultados de pesquisa.
Além disso, pesquisas mostram que o TikTok já é o principal buscador de muitos jovens.
Fato é, que o próprio Google reconheceu a rede social em ascensão, como concorrente nos assuntos relacionados a buscas, ADS e otimização nas respostas entregues.
Portanto, é importante otimizar suas mídias de forma congruente, para que no todo, você tenha mais chances de ser encontrado no Google.
A disputa pela atenção nos 3 primeiros segundos dos vídeos curtos
Provavelmente, você já deve ter ouvido falar da regra dos 3 segundos. Ela diz que você tem 3 segundos para prender a atenção do público nos vídeos curtos. Ou seja, se você não segurar a atenção da pessoa nestes primeiros segundos, será ignorado pela pessoa e pelos algoritmos das plataformas.
No entanto, nem o TikTok e tampouco as demais redes sociais, tem claro em suas centrais de ajuda, como funciona a distribuição de conteúdo e seus algoritmos.
Tudo o que se sabe tem embasamento empírico, baseado em centenas e milhares de testes e pesquisas.
Sendo assim, não crie conteúdos focando em regras e tendências. Tenha sempre como objetivo, ser relevante para o seu público e não para os algoritmos.
Mesmo porque, os algoritmos não foram criados para ajudar criadores de conteúdos. Eles foram criados para levar conteúdos para os usuários e não o contrário (levar usuários da plataforma para os conteúdos).
Fiz este vídeo para te explicar tudo isso em detalhes.