A criação de conteúdo virou parte da rotina de toda empresa e profissional. Neste artigo vou explicar o segredo da produção de conteúdo estratégica.

De fato, é muito simples criar conteúdos para as mídias digitais, basta um celular com acesso a internet.

Porém, quando falamos de criação de conteúdo com fins profissionais o cenário muda. O processo criativo de conteúdos profissionais, requer organização estratégica e operacional.

Por exemplo, existem muitas empresas compostas por menos de 10 funcionários. Parar a operação parar, gravar vídeos e criar conteúdos é quase inviável. Nestes casos, a solução é criar uma estratégia de comunicação, que facilite a produção de conteúdo, ou então, colocar a mão na massa e executar.

O processo de criação de conteúdo com finalidade profissional, pode levar horas e as vezes dias.

Por isso, cresce a cada ano o número de empresas com foco em criação de conteúdo, planejamento estratégico e marketing digital.

Criação de conteúdo estratégica 

 

Se você deseja criar um plano para ativar as redes sociais da sua empresa, o primeiro passo é pensar na criação de conteúdo de forma estratégica.

  • Objetivo de comunicação

  • Linguagem

  • Melhores redes sociais

  • Formatos de conteúdo

  • Ritmo de produção

  • Frequência de publicação

  •  Analise de resultados

  • Estrutura digital de vendas

Perceba, que estes são fatores que vão além dos algoritmos das redes sociais. Eles estão ligados ao seu planejamento estratégico e gestão deste projeto.

Empresas que criam conteúdos para potencializar as vendas, encaram a criação de conteúdo e as redes sociais como um projeto.

Como criar um objetivo de comunicação para criar conteúdos

 

Para criar o seu objetivo de comunicação, defina os assuntos que orbitam o seu nicho de mercado. Procure por assuntos que estão sendo buscados na internet e debatidos nas redes sociais.

Quanto mais assertivo você for na escolha destes temas, maior será o engajamento do público com o seu conteúdo.

  • Pesquise como o usuário pesquisa o seu produto para comprar no Google 

  • Busque por conteúdos de reviews do seu nicho e do seu produto 

  • Faça uma relação dos seus concorrentes diretos e indiretos e analise como eles se comunicam

Para isso, você pode utilizar algumas ferramentas pagas e gratuitas. Ou mesmo, utilizar a inteligência artificial para uma pesquisa mais aprofundada.

Por exemplo:

Quais são as linguagens de cada rede social 

 

Cada rede social tem sua linguagem, seu conjunto de signos e significados que pertencem a comunidade de usuários daquela plataformas.

Além disso, existem padrões culturais entre os usuários de cada rede social. Portanto, para criar uma estratégia de comunicação nas redes sociais, entenda a linguagem dela e as boas práticas da comunidade.

Por exemplo, vamos pensar no posicionamento do público nas principais redes sociais.

Linkedin

Certamente, você já sabe que é uma rede social com uma linguagem mais formal. Onde os usuários da plataforma compartilham assuntos ligados ao ambiente profissional. Ciente disso, muitas empresas e profissionais investem nesta rede social para fazer negócios e buscar profissionais.

Sendo assim, entretenimento, dancinhas e discursos pessoais aleatórios não funcionam aqui. Pois não pertencem aos padrões de comportamento desta comunidade de usuários.

Instagram

Esta é uma rede social que abraça muito bem tendências e diversidades de posicionamento.

No Instagram você escolhe como deseja se posicionar. Porém, você precisa se posicionar para chamar a atenção das pessoas interessadas no que você tem a dizer.

Atualmente nas redes sociais de modo geral, não tem muito espaço para conteúdos genéricos e aleatórios.

A criação de conteúdo para o Instagram é bem simples, pois a própria rede social já entrega diversos recursos e formatos para ajudar os criadores de conteúdo.

É uma ótima rede social para profissionais das mais diversas áreas, promoverem seus produtos e serviços, e ao mesmo tempo, criar conexão com o seu público.

TikTok

De fato, ainda é cedo para classificar o posicionamento do TikTok. A própria plataforma conhecida por vídeos curtos na vertical, vem explorando vídeos mais longos na horizontal. Certamente, visando atrair público e criadores de conteúdo do YouTube.

Ou seja, é uma rede social com conteúdos curtos, rasos e superficiais. Sendo assim, se você está buscando a atenção das pessoas, por mais de 60 segundos o TikTok não é o lugar certo.

Conteúdos de entretenimento funcionam bem aqui. A comunidade do TikTok é composta por um público mais jovem, que entra na plataforma em busca da aleatoriedade oferecida pelos algoritmos.

Como escolher as melhores redes sociais para um projeto online 

 

Atualmente, o Instagram é a melhor rede social para profissionais que desejam promover produtos e serviços diretamente para o seu público.

Pelo fato, da plataforma oferecer diversos recursos estratégicos, que facilitam a criação de conteúdo e a conexão do público com a empresa ou profissional.

Já o Linkedin é excelente para fazer negócios entre profissionais. Ou seja, se você trabalha com produtos ou serviços voltados para empresas (B2B), seu próximo cliente pode estar no Linkedin.

São diversos, empresários, representantes comerciais, freelances e executivos marcando cafés por lá diariamente por lá.

Qual o melhor formato de conteúdo para atrair público

 

Sem dúvidas, o formato audiovisual (vídeos) é o mais poderosos para atrair público e vender na internet.

Mas, isso não quer dizer que os demais formatos sejam ruins.

Formatos são

  • Fotos

  • Carrosséis de imagens

  • Textos

  • Stories

  • Legendas

  • Lives

Estes são alguns dos formatos que as redes sociais e plataformas oferecem. Porém, nem mesmo o melhor dos formatos, salva um conteúdo ruim.

O melhor formato, é aquele que o seu público prefere consumir e que melhor expressa, sua comunicação e seu produto ou serviço.

Como criar um ritmo de produção de conteúdo

Ter uma planejamento de criação de conteúdo é fundamental. De fato, gravar, editar, e programar postagens toma muito tempo.

Mas separei aqui uma única dica que pode acelerar sua criação de conteúdo.

  • Simplifique sua produção de conteúdo

Esqueça ferramentas, blocos de notas e plataformas de planejamento. Pense, no seu processo de produção de conteúdo, na hora que você está gravando um vídeos, escrevendo um post ou criando imagens e carrosséis.

Elimine tudo que toma o seu tempo neste processo e simplifique ao máximo. Considere, ter dia, hora e local fixo para fazer todo o processo de produção.

Frequência ideal de publicação para cada rede social 

De fato, a frequência ideal de publicação nas redes sociais é uma vez por dia. Por conta do tempo de vida útil do conteúdo não passar de 24h.

Sendo assim, se você deseja trabalhar também, com estratégias orgânicas para não depender do tráfego pago o ideal é postar todos os dias.

Mas, caso não consiga postar todos os dias, 3x por semana ou dia sim dia não, também são boas frequências.

Mensurar resultados da criação de conteúdo 

Com certeza, aumentar sua presença digital pode ampliar muito os seus resultados financeiros. Por isso é importante saber mensurar o resultado do seu esforço em criar conteúdos.

Algumas métricas são fundamentais para saber se o público está gostando do seu conteúdo.

  • Retenção 
  • Curtidas 
  • Comentários 
  • Compartilhamentos 

Destas métricas a mais importante é a retenção, no caso dos vídeos, ela mostra o tempo que as pessoas passaram assistindo.

Crie sua estrutura digital antes de investir em conteúdo 

Uma estrutura digital consiste em você criar um conjunto de plataformas, que se complementam.

Por exemplo:

  • Instagram
  • YouTube
  • Blog
  • Página de vendas
  • E-mail marketing
  • Grupo/comunidade fechada

Desta forma, você cria conteúdos estratégicos, para direcionar sua audiência para a compra. E depois da compra é importante manter este público próximo, nada melhor que uma comunidade fechada.

Assim, você consegue oferecer um produto mais caro para esta audiência que já comprou de você.

Tudo isso que viu até aqui, são fatores que estão além dos algoritmos. Falando nos algoritmos, recomendo este vídeos do canal Além dos Algoritmos. Podemos continuar este papo por lá.