Neste artigo vou explicar como vender mais sem fazer tráfego pago na internet. Existe uma estrutura de vendas que muitas empresas utilizam que independe do tráfego pago.

Algumas empresas tem uma estrutura de venda um pouco mais complexa. Principalmente, as que vendem produtos e serviços para outras empresas (B2B) e precisam negociar em reuniões.

Ou seja, são produtos e serviços que não são comprados por meio de um simples anúncio.

Ainda assim, o processo de venda envolve captar leads, entrar em contato com este lead e apresentar as soluções para vender.

Porém, todo este processo ocorre sem depender do Facebook ADS, Google ADS e outras formas de anúncios online.

São processos que utilizam plataformas digitais, mas apenas para o processo de comunicação e vendas. Existem diversos profissionais e setores que participam desta estrutura de vendas.

Como vender sem fazer tráfego pago 

 

De fato, empresas que trabalham com o seguimento B2B precisam negociar com setores de outras empresas. Para isso, o lead que estas empresas mais buscam são gerentes, diretores e até o CEO.

Com o objetivo de enviar apresentações, propostas e marcar reuniões de negócios. Diferentemente, de quem faz tráfego pago para vender um produto físico ou digital para o consumidor final.

Para isso acontecer existem diversos profissionais conhecidos como:

  • SDR

  • BDR

  • Hunter

  • Farmer

Estes são profissionais que compões uma estrutura de vendas que independe do tráfego pago e anúncios online.

Não que o tráfego pago seja inútil para esta estrutura de vendas, mas, nesta estrutura a venda não começa e termina no digital.

Aqui estes profissionais prospectam e qualificam os leads, passam o bastam para os vendedores que atuam na venda, pós venda e relacionamento com os clientes.

Como conseguir leads sem fazer tráfego pago 

 

Existem várias plataformas que você consegue montar uma lista de leads sem fazer anúncios. Boa parte delas oferecem até limites para você usar de forma gratuita.

No caso das empresas que vendem produtos e serviços para outras empresas, algumas plataformas muito utilizadas são:

Estas são duas plataformas muito utilizadas para prospectar empresas de forma estratégica. Pesquisando por CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas), cidades, bairros, municípios, faturamento, quantidade funcionários e muito mais.

Além disso, elas também entregam telefones, e-mails e endereços. Ou seja, tudo o que um SDR e BDR precisa para entrar em contato e qualificar estes leads para fazer uma venda.

Como qualificar leads sem fazer conteúdos e anúncios online 

 

Normalmente, quando pensamos em qualificação de leads por meio do tráfego pago, logo vem a mente conteúdos de topo e meio de funil para promover nos anúncios.

Mas, neste caso a qualificação de do lead é feita de outra forma. Pelo time de SDR e BDR seguindo um fluxo de atividades em sequencia lógica.

  • Segmentação de lista no EmpresasAqui ou Econodata 

  • Ligações para os números da lista 

  • Envio de e-mails para contatar os tomadores de decisão pelo Snovi.IO por exemplo 

  • Coleta de informações chave para qualificação 

  • Agendamento de reunião ou direcionamento para venda 

Perceba que até aqui o vendedor ainda não entrou em ação. Pois o papel do SDR e BDR é qualificar ao máximo o lead para facilitar a venda para o Hunter (Vendedor).

No entanto, para esta estratégia funcionar você precisar ter a narrativa do funil de vendas muito bem desenhada. Confira este vídeo que eu fiz para te ajudar com isso.

 

 

Como vender para outras empresas sem fazer anúncios digitais 

 

O processo de vendas sem investir em anúncios funciona por meio de um fluxo. Qualificação por meio de um SDR e BDR, negociação e fechamento de vendas por meio de um Hunter (vendedor).

Isso é muito comum nos seguimentos de B2B seja produtos ou serviços. Nestes casos para a venda se concretizar depende vários fatores que vão muito além do preço.

Por exemplo:

  • Logística 

  • Produção

  • Estruturação de time

  • Qualificação de profissionais 

  • Custo operacional 

Tudo isso, são fatores que são avaliados em processos de negociação no ambiente B2B (Empresas para Empresas). Pelo fato dos produtos e serviços impactarem diretamente na rotina da empresa contratante.

O fluxo de vendas offline funciona da seguinte forma:

  • O vendedor recebe a lista qualificada pelo SDR e BDR

  • Entra em contato com o lead qualificado 

  • Apresenta os detalhes e soluções do produto

  • Oferta

  • Negocia 

  • Vende 

Este é um processo que pode demorar dias e até meses em alguns casos. Por isso é importante ter uma estrutura de comunicação muito bem definida na empresa.

  • Bons registos no CRM

  • Narrativa de venda bem definida 

  • Follow Up precisos 

  • Comunicação interna fluída 

  • Comunicação integrada entre times 

Tudo isso agiliza este processo de vendas que independe de anúncios e tráfego pago na internet.

De fato, é um processo que pode parecer complexo de ser executado. Mas quando aplicado pelos profissionais aqui citados, que já estão familiarizados com este processo, a execução acaba sendo bem fluída.

Outro ponto positivo é que não precisa de muitos profissionais para vender com esta metodologia. Para iniciar basta um profissional de cada segmento, SDR, BDR e um Hunter. Este time pode ser composto por 3 ou 4 profissionais, alinhado os processos, pode ir dobrando o time visando volumetria e escala.