Hoje vou te explicar como fazer uma live no TikTok com objetivo profissional. Muitos empreendedores estão utilizando o TikTok como principal plataforma para promover suas marcas e vender na internet.

Se engana quem acha que não tem espaço para profissionais no TikTok. De fato, a maior parte dos conteúdos ofertados são de entretenimento e isso pode causar a impressão, que apenas conteúdos assim se destacam na plataforma.

No entanto, os algoritmos da rede social do momento não é diferente dos demais. Eles entendem os tipos de conteúdos que você mais engaja para te ofertar conteúdos semelhantes.

Fato é que o TikTok tem limitado o alcance orgânico das publicações fazendo pequenos testes e travando muitas publicações em 200 visualizações.

Para alguns o limite do alcance orgânico pode ser o fim, mas, para profissionais e empreendedores, este é o inicio de uma fase promissora.

Pois agora o público da rede social se renova, bem como a linguagem e as tendências de assuntos e nichos.

Neste momento o TikTok está testando e impulsionando vídeos na horizontal. Isso pode ser uma virada de chave na dinâmica e linguagem da plataforma, abrindo as portas para muitos profissionais que visam usar a rede social de forma profissional.

Como fazer uma live no TikTok com objetivo profissional

 

Fazer live é uma poderosa forma de engajar e criar conexão com o público. Pois é uma maneira de ir além dos conteúdos produzidos e publicados diariamente.

As lives causam uma sensação de proximidade em ambos os lados. Tanto por quem está apresentando quanto em quem está assistindo.

Mas, pra quem deseja fazer lives, com objetivo de atrair clientes e vender precisa encarar isso como um projeto.

Ou seja, trabalhar no planejamento e desenvolvimento das lives de forma estratégica.

Também é importante pensar na jornada até a live no TikTok.

  • Criar uma conta no TikTok com o nome da sua marca

  • Postar vídeos curtos relacionados ao seu produto ou serviço

  • Usar os recursos que o TikTok oferece para criação de conteúdos

  • Atrair os primeiros seguidores para convidá-los para live

  • Definir o tema, roteiro e objetivo da live

Dependendo do seu ponto de partida este processo que pode demorar meses.

Benefícios de fazer live no TikTok da sua marca 

 

Quando falamos de marketing de conteúdo, logo pensamos nos formatos de conteúdo que teoricamente podem gerar mais conversões e vendas.

Com certeza, lives podem aumentar suas vendas, pois são ideais para potencializar todos os fatores que aumentam vendas no marketing digital.

  • Retenção do público (Tempo de Tela)

  • Engajamento (comentários, curtidas e compartilhamentos)

  • Alcance

  • Construção de comunidade

  • Humanização da marca

  • Qualificação de audiências

  • Prospecção e qualificação de leads

Estes são os principais benefícios que este formato de conteúdo pode trazer. Se bem planejado e executado visando estes benefícios durante a live.

Como fazer live no TikTok para ganhar dinheiro 

 

Embora seja muito simples abrir uma live no TikTok e entrar ao vivo, não quer dizer que basta três cliques para fazer isso profissionalmente para vender online.

Prova disso, são os milhares de memes que surgiram de lives de empresas. Onde donos e funcionários na tentativa de fazer isso acabaram cometendo gafes.

Portanto, é importante trabalhar nos seguintes pontos antes de abrir uma live no TikTok com objetivo profissional.

  • Crie o roteiro da live 

  • Defina o dia e horário da live 

  • Escolha um cenário para sua live no TikTok 

  • Teste seu equipamento de imagem e som 

  • Divulgue a sua live diariamente dias antes até o dia da live 

  • Evite improvisar, siga o roteiro que você criou 

  • Cumpra com a data, hora e tempo da live 

Perceba que nada é improvisado neste caso. De fato, tudo é previamente planejado para evitar gafes e garantir o sucesso da live em todos os sentidos.

Como montar um cenário para live no TikTok 

 

Talvez, o cenário da sua live já esteja montado neste momento, só precisa de alguns ajustes na iluminação e enquadramento para finalizar.

Normalmente, empresas utilizam seus próprios espaços, como cenário de que gravação e criação de conteúdos para as redes sociais.

Isso é muito bom! Pois além dos ambientes serem bem iluminados, contextualizam e transmitem credibilidade para os espectadores da live.

Dicas importantes de cenários para live no TikTok.

  • Opte por uma iluminação mais branca

  • Evite muita informação no cenário

  • Quanto mais clean melhor

  • Fique pouco mais de uma braço de distância da câmera

  • Na live do TikTok o foco é o apresentador e não o cenário

  • Qualidade de áudio é mais importante que a imagem

Normalmente, as pessoas conseguem tolerar vídeos com qualidade não tão profissionais. Mas, poucos são os que continuam em um vídeo com áudio baixo e com ruídos.

Além disso, ninguém esperar assistir uma live no TikTok com qualidade de imagem e som cinematográficas.

Faça lives mesmo com poucos seguidores no TikTok 

 

Vale a pena fazer lives no TikTok mesmo com poucos seguidores. Principalmente, quando o seu objetivo é trabalhar na construção da sua marca e posicionamento digital.

Isso porque, empresas e marcas tem objetivos diferentes de pessoas comuns que desejam audiência pela audiência.

Objetivos em fazer lives com poucos seguidores:

  • Criar conexão com o público 

  • Apresentar soluções úteis e relevantes 

  • Conquistar os primeiros promotores da sua marca 

  • Apresentar seu valores e posicionamento 

  • Começar a construir sua base de leads 

Mas, para isso é importante que você tenha conquistado os primeiros seguidores do jeito certo. No caso seguidores que começaram a te acompanhar pelo seu conteúdo, produto ou serviço.

Portanto, mantenha o foco na criação de conteúdo estratégica. Pois existe até mesmo um tempo ideal de vídeo para atrair seguidores, criar conexão e fidelizar este público.

Para te ajudar fiz este vídeo explicando tudo isso de forma detalhada e com exemplos.