Pequenas empresas, podem utilizar as mesmas estratégias de marketing digital que grandes empresas utilizam para vender mais por meio do digital.

Para isso, basta adequar proporcionalmente os processos, custos e investimentos para a realidade de uma pequena empresas.

Neste artigo vou te apresentar as estratégias e ferramentas necessárias, para trabalhar no marketing digital da sua empresa, sem ter que aumentar o seu custo operacional.

Atualmente, existem várias formas de aplicar a mesma estratégia de marketing digital. Umas com ferramentas e custos mais altos, e outras, com ferramentas mais baratas e custos próximos de zero.

Ou seja, isso torna o marketing digital acessível para empreendedores individuais, pequenas e médias empresas.

Tudo o que você precisa é entender o conceito das estratégias que vou te explicar agora.

Como iniciar o marketing digital da sua pequena empresa

 

Marketing digital é uma conjuntos de estratégias aplicadas de forma integrada. Portanto, não considere como mkt digital, pequenas ações isoladas, como postagens eventuais nas redes sociais.

Além disso, toda estratégia é composta por um método, um conjunto de ações em sequencia lógica com começo, meio e fim.

Por exemplo:

  • Criar conteúdos para Instagram

  • Programar conteúdos da semana

  • Adicionar link do WhatsApp na Bio do Instagram

  • Impulsionar a publicação da semana com mais engajamento

  • Direcionar tráfego pago para automação do WhatsApp

  • Agendar 3 reuniões de vendas semanal

Esta é uma estratégia de marketing digital muito utilizada por pequenas empresas. Principalmente, por aquelas que trabalham com representantes comerciais e precisam agendar reuniões para vender.

É uma estratégia simples porém muito eficiente.

Consiste em você criar conteúdos para Instagram, promovendo seu produto ou serviço, com o objetivo de levar o público para uma automação de WhatsApp.

A Kommo é uma das plataformas mais utilizadas para automatizar vendas pelo WhatsApp. Outro ponto positivo são seus valores acessíveis a pequenas e médias empresas.

 

marketing digital

 

Dicas básicas de marketing digital para pequenas empresas 

 

Os objetivos e estratégias de marketing digital para empresas, são diferentes de pessoas que buscam ganhar dinheiro na internet como afiliado ou vendendo seus próprios produtos e serviços.

Normalmente, empresas não focam em números de vaidade (seguidores, curtidas, comentários e compartilhamentos).

Empresas focam nos impactos que estas estratégias geram em números que pagam contas (lucro, faturamento e caixa).

Ciente disso, vamos as dicas básicas de marketing digital para empresas.

  • Não invista toda sua verba de marketing em tráfego pago 

  • Diversifique pontos de contato com o cliente no digital 

  • Amplie seus pontos de venda por meio do digital 

  • Invista no marketing de conteúdo 

  • Tenha uma estratégia de SEO e tráfego orgânico 

  • Diversifique os modos de atrair leads 

  • Marketing digital não é apenas sobre vender na internet 

  • Use o mkt digital para se posicionar 

  • Tenha uma estratégia para construir sua marca

E uma dica básica porém muito importante: Se destaca no marketing digital quem aplica os métodos pelo maior tempo possível.

Como gerenciar o marketing digital de uma pequena empresa

 

Entenda o marketing digital como um projeto dentro da sua empresa. Assim como todo projeto, este também envolve gestão de processos, objetivos e metas.

Lembre-se, que tudo deve ser proporcional a sua empresas. Desde os processos, volumetrias até os objetivos e metas que for definir com o seu time.

Pois se engana aqueles que acham que basta investir o dobro para dobrar os resultados no digital.

Dicas básicas e importantes para gerenciar seu mkt digital:  

  • Tenha um objetivo realista, não superestime o marketing digital
  • Tenha ciência dos processos ligados as atividades relacionadas a cada objetivo
  • Acompanhe o desenvolvimento do projeto
  • Tenha ferramentas de gestão de tarefas como Trello
  • Tenha alguma ferramenta de gestão de projeto (CRM) como o ClickUp 

Talvez, neste momento de empresa você não tenha verba para investir em ferramentas e plataformas.

Mas fique tranquilo, pois o Trello, ClickUp e tantas outras do mesmo segmento oferecem planos gratuitos muito completos.

Normalmente, os planos gratuitos destas plataformas atendem perfeitamente, as necessidades de gestão de processos e projetos de pequenas empresas.

Fato é que alguns profissionais e empresas utilizam os planos gratuito destas ferramentas durante anos.

Caso queira se aprofundar neste assunto, fiz este vídeo completo para te ajudar.

 

 

Com certeza, estas ferramentas podem ajudar muito na sua gestão. Mas, é importante ter em mente que não serão elas que executarão as atividades ali definidas e anotadas para controle.

Certamente, você conhece alguém que cria planos excelentes, tem diversos blocos de notas, aplicativos e ferramentas.

Porém, nenhum destes planos avançam por falta de execução. Então não fique apenas no plano teórico em suas plataformas, compartilhe com o seu time para dar ritmo as estratégias.

Motivos para uma pequena empresa investir em marketing digital

 

Sem dúvidas, todos já sabem da importância do marketing digital, para o crescimento de qualquer empresa, independente do tamanho dela.

No entanto, nem todos sabem dos benefícios do marketing digital para além das vendas.

  • Construção de marca 

  • Alcance e expansão geográfica 

  • Impactos diretos no Market Share 

  • Qualificação de leads constantes 

  • Ganho no volume e ritmo de vendas 

  • Processos operacionais replicáveis, escaláveis e de baixo custo

Tudo isso é possível ser feito apenas fazendo o básico bem feito. Sem uma operação grande com várias pessoas trabalhando de segunda a sexta feira.

Neste caso o básico seria uma estratégia de comunicação, visando posicionar a empresa como referência em seu produto ou serviço. Utilizando como ferramentas as básicas que citamos aqui de gestão de tarefas e projetos.

  • Estratégia de comunicação integrada para mídias digitais

  • Página de captura de leads no site da empresa

  • Página de captura de leads nas redes sociais

  • Campanha ADS focada em geração de leads

  • Régua de comunicação automatizada (E-mails, WhatsApp e Instagram)

De forma geral boa parte dos profissionais, pequenas e médias empresas estão buscando, como trabalhar com marketing digital. E quando encontram as respostas costumam travar justamente, quando descobrem que não se trata apenas de vender na internet, mas sim, sobre criar um ecossistema que favorece as vendas e crescimento da empresa.

Principais serviços de marketing digital para pequenas e médias empresas 

 

Então, seguindo a premissa do básico bem feito que gera resultados, vou elencar as principais atividades ligadas a marketing digital para pequenas e médias empresas.

Mas, lembre-se que marketing digital é um conjunto de estratégias aplicadas de forma simultânea.

Estão são serviços que você pode buscar por profissionais que tenham uma ou mais destas habilidades.

  • Estrategista digital 

  • Social Media 

  • Especialista de SEO e Tráfego Orgânico 

  • Especialista em Growth Marketing 

  • Gestor de tráfego pago 

  • Especialista em Facebook ADS e Google ADS

Estes são profissionais que podem fazer toda a diferença na sua empresa. Principalmente, se você souber escolher os profissionais e oferecer os recursos necessários para que ele te entregue os resultados.

Mas, antes de sair contratando estes profissionais as pressas, tem algumas regras e boas práticas, que podem te ajudar na escolha e no sucesso do seu projeto.

  • Apresente com clareza seus objetivos com marketing digital

  • Mostre objetivos e metas realistas e coerentes com a verba que tem para investir

  • Saiba que seus resultados serão proporcionais aos seus investimentos

  • Tenha em mente que conhecimento e habilidades não substituem investimentos financeiro

  • Busque profissionais em plataformas seguras como a Workana 

  • Faça entrevistas e solicite portfólios

  • Não escolha sozinho, peça ajuda para o time que vai fazer parte do projeto

Estas são boas práticas que podem te ajudar muito na escolha dos profissionais. Bem como, na escolha dos serviços que melhor atenderão suas necessidades.

Agora, você já sabe que marketing digital não resume a tráfego pago. Mesmo porque, tráfego pago não serve para fazer vendas na internet, eles foram criados para segmentar o público que vai comprar de você.

Para continuarmos este assunto, fiz este vídeo completo.