Está cada vez mais comum encontrar empresas e criadores de conteúdo com o Instagram flopado. Ou seja, com o alcance e engajamento, muito abaixo do limite do alcance orgânico, disponibilizado pela plataforma.

Embora tenham empresas e profissionais especialistas em criação de conteúdo, vale citar que tudo que se sabe sobre Instagram, tem embasamento empírico. Baseado em diversos testes práticos e analise de diversas contas.

Isso porque, a META (dona do Instagram, Facebook e WhatsApp) é conhecida por não disponibilizar de forma clara, dados e métricas relacionadas ao algoritmo e funcionamento dos mesmos.

Diferentemente, do YouTube que disponibiliza para os criadores de conteúdo, métricas e dados muito mais claros e objetivos. Que de fato ajudam no entendimento dos seus resultados e desempenho dentro da plataforma.

Então, o resultado desta falta de clareza referente aos algoritmos do Instagram, são diversos criadores com o Instagram flopado, sem saber as causas, motivos, razões e circunstâncias da falta de alcance e engajamento.

Mas, vou apresentar neste artigo algumas dicas relevantes para você não desanimar e colocar em prática hoje mesmo.

Instagram flopado: Entenda alguns motivos além do óbvio  

 

Talvez, você já saiba que existe uma diferença entre, conteúdos que você quer criar e conteúdos que sua audiência quer ver.

Sendo assim, é muito importante analisar, a linguagem da plataforma no geral e os tipos de conteúdos, que estão sendo criados referentes ao nicho, produto ou serviço.

De fato, você precisa saber disso para entender a falta de alcance orgânico.

  • Formato de conteúdo 

  • Linguagem do conteúdo 

  • Frequência de publicação 

  • Objetivo do conteúdo 

  • Qualidade técnica do conteúdo 

Estes, são alguns motivos além do óbvio, que podem justificar o seu Instagram flopado.

O algoritmo do Instagram pode estar flopando o seu conteúdo

 

Pode ser que o algoritmo do Instagram esteja flopando o seu conteúdo. Caso ele não esteja no formado e linguagem da plataforma, pode ocorrer do algoritmo, não encontrar audiência para este conteúdo, nos testes de distribuição.

Além disso, a frequência de publicação, objetivo do seu conteúdo e qualidade técnica, também impactam no alcance orgânico do Instagram.

Isso ocorre porque os algoritmos foram criados para entregar conteúdos para os usuários. Sendo assim, os algoritmos do Instagram não foram desenvolvidos, com o objetivo de trazer usuários da plataforma, para o seu conteúdo.

Ciente disso, pense que existe um algoritmo para cada um no Instagram. Este algoritmo tem o objetivo de estudar os tipos de conteúdos que mais prendem a nossa atenção, para nos recomendar conteúdos semelhantes a estes.

Para isso ele estuda:

  • Formato de conteúdo (fotos, vídeos, textos, carrosséis)

  • Linguagem do conteúdo (comédia, pessoal, profissional, didático)

  • Frequência de postagem (média de postagens semana/mês)

  • Objetivo do conteúdo (entreter, engajar, vender, direcionar os seguidores)

  • Qualidade técnica (qualidade de som e imagem)

Desta forma, ele consegue entender os conteúdos que mais nos agradam, para nos recomendar conteúdos semelhantes a estes.

Para te ajudar, fiz este vídeo completo explicando em detalhes, como funcionam os algoritmos do Instagram.

 

 

Dicas para recuperar o engajamento de um Instagram flopado 

 

Além da quantidade de usuários do Instagram e dos algoritmo. Outro fator que derrubou o alcance de muitas contas, foi a mudança de linguagem da plataforma.

Então, aqui vai uma dica muito importante.

Pesquise por diversos conteúdo relacionado ao seu nicho, preste a atenção na edição dos vídeos, ritmo de fala, cortes, transições, legendas e todos detalhes que conseguir captar.

Depois disso, tente fazer um vídeo semelhante a este tecnicamente. Porém, com o seu conteúdo, estilo e dinâmica de apresentação e edição.

Outras dicas práticas para recuperar o engajamento do seu Instagram flopado.

  • Diversifique os formatos de conteúdo

  • Teste o seu conteúdo na rede vizinha

Testar o seu conteúdo na rede vizinha pode te surpreender positivamente. Além de mostrar que o seu conteúdo é relevante e tem potencial para ajudar muitas pessoas.

Embora o TikTok esteja limitando o alcance após mostrar o conteúdo para 200 pessoas, ele ainda está com um alcance orgânico muito superior ao do Instagram.

Veja este teste, aqui eu postei uma sequencia de Reels no Instagram, todos floparam.

 

instagram sem engajamento

 

Mas, isso não me desanimou! Ciente de como funcionam os algoritmos do Instagram, logo pensei que, se este conteúdo não é relevante para esta plataforma, vou testar na famosa rede vizinha.

Veja o resultado.

 

alcance orgânico

 

Os mesmo vídeos, postados nos mesmo dias e horários. No Instagram, onde tenho pouco mais de mil seguidores, os vídeos floparam nas 50 visualizações.

Mas, no TikTok que não tinha nenhum seguidor neste período, postei os mesmo vídeos e se mantiveram na casa das 400 visualizações.

Então, não encare os algoritmos do Instagram, como parâmetro de qualidade para os seus conteúdos. Valide o seu conteúdo diversificando formatos e em outras plataformas.

Não aumente a frequência de conteúdo em um Instagram flopado 

 

Como pode ver até aqui, além dos algoritmos, conteúdo é o principal fator que leva o Instagram a limitar o seu alcance.

Muitos dizem que aumentar a frequência de publicações diárias “ativa o algoritmo”.

Porém, pense comigo, não adianta fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.

Se o conteúdo que você está postando hoje está flopado no Intagram e no TikTok. Ninguém engaja, está postando mais vezes no dia, começou a perder seguidores.

Se tudo isso está acontecendo, quanto mais conteúdos como este você publicar, mais flopado o seu Instagram vai ficar.

Ou seja, a solução é fazer diferente, para ter resultados diferentes.

  • Estude o que os seus concorrentes estão fazendo

  • Tente fazer semelhante (formato, linguagem, edição)

  • Teste no Instagram e no TikTok

  • Explore os formatos (tamanho dos vídeos, fotos, carrossel, legendas)

  • Diversifique os assuntos sem sair do seu tema central

Existem diversos tipos de conteúdos, com formatos e objetivos específicos. Até mesmo tamanhos de vídeos específicos, para atrair seguidores, criar engajamento e conexão com o seu público, para vender na internet.

Para te ajudar, criei este vídeo completo, onde explico qual o tamanho ideal de vídeo para o Instagram e TikTok.

 

 

Não conte apenas com o Instagram para atrair audiência e vender na internet

 

Atualmente, muitos profissionais e empresas estão migrando do Instagram para o TikTok. Principalmente quem busca maior alcance orgânico para economizar com tráfego pago.

O Instagram deve ser apenas parte de uma estrutura de vendas completa. Portanto, não crie conteúdos visando ganhar dinheiro na internet, apenas divulgando no Instagram e fazendo tráfego pago. Isso funciona, mas precisa ser feito de forma estratégica, em paralelo com outras ações, métodos e estratégias.

Também não se apegue a tendências de formatos e conteúdos. Utilize apenas como referencia para construir a sua voz, sua marca e sua identidade.

Coloque em prática todas informações deste conteúdo, você não é o único que está com o Instagram flopado. Por fim, não mensure a qualidade do seu conteúdo e das suas competências, pelos algoritmos do Instagram.

O seu sucesso está muito além dos algoritmos.