O tráfego pago pode alavancar muito os resultados de qualquer empresa ou projeto. Porém, nem toda empresa está preparada para aplicar esta estratégia de marketing digital, por não ter ainda, uma estrutura operacional pronta.

Este é um dos motivos de muitas agências de marketing, especializadas em gestão de tráfego pago, optarem por não atender determinados perfis de empresas.

Existem casos onde o tráfego pago pode mais atrapalhar do que ajudar. Além disso, pode trazer prejuízos além do financeiro, caso a empresa decida fazer este investimento, sem estar pronta para atender a demanda. Falo de problemas que impactam diretamente a imagem, posicionamento da empresa e quedas nas vendas como consequência.

Por exemplo, uma “chuva” de reclamações no Reclame Aqui. Acompanhada de uma série de vídeos com comentários negativos nas redes sociais.

Para isso acontecer, basta uma empresa investir em tráfego pago, sem ter uma estrutura para atender a demanda de vendas, comentários, dúvidas e suporte técnico.

Neste vídeo do meu canal no YouTube Além dos Algoritmos eu explico isso em detalhes. Falo dos 3 erros mais comuns que toda empresa comete na hora de investir em tráfego pago e outras estratégias de marketing digital.

 

Tráfego pago não funciona sem processos integrados 

 

É muito comum ver empresas com dificuldades de encontrar um gestor de tráfego fixo. Normalmente, este é um profissional tão rotativo quanto os demais profissionais operacionais. Sendo assim, as empresas nunca conseguem seguir uma estratégia do início ao fim, para validar e replicar.

Erros que as empresas cometem:

  • Tratar o gestor de tráfego como operacional 

  • Não incluir o gestor de tráfego (empresa) nas estratégias de vendas 

  • Não ter um processo de venda claro para todos os setores 

  • Não apresentar o processo de venda e objetivos para o gestor de tráfego 

  • Acreditar que tráfego pago é para fazer oferta em massa e vender em massa 

Portanto, trate o gestor de tráfego como um profissional mais estratégico do que operacional. Entregue recursos e ferramentas para que ele tenha mais contexto do cenário atual. Do contrário, você correrá o risco de ter um ótimo profissional, capaz de te entregar ótimos resultados, porém estará limitando sua habilidades.

Outro ponto é sua estratégia e processos de venda, tudo isso precisa estar claros para o gestor de tráfego. Do contrário, ele vai fazer tráfego pago para uma página aleatória, para um público qualquer sem foco e objetivo. Pelo fato de não ter clareza de toda a jornada de venda.

Explico tudo isso em detalhes neste vídeo, onde apresento a pior forma de investir em tráfego pago e não ter resultado.