Iniciar no marketing digital é um desafio para muitas pessoas. Principalmente, com o excesso de informações que são passadas nas redes sociais.

O ponto zero do marketing digital é quando você já entendeu como funciona, mas não consegue colocar nada em prática. De fato, isso gera muita ansiedade, frustração e até desconfiança de tudo que é passado e ensinado na internet.

Isso acontece porque a maioria das pessoas, que criam conteúdos para internet ensinam o que fazer. Mas, não ensinam o como fazer, porque este “como fazer” é o que está além da superficialidade.

Então, se você está no ponto zero do marketing digital, já entendeu como funciona, mas não consegue colocar nada em prática, é porque até agora, você só aprendeu o que fazer. Sendo assim, agora você precisa dar um passo além, começando a busca pelo como fazer.

Infelizmente, grande parte das pessoas não estão dispostas a ir além, buscando informações mais técnicas e aprofundadas.

Fato é, que conteúdos mais técnicos não tem grande audiência no YouTube e nas redes sociais. Por isso, que profissionais que estão dispostos a ensinar e compartilhar informações, focam em conteúdos mais superficiais.

Marketing digital: Como sair do ponto zero e começar a vender online 

 

Normalmente, as informações que são passadas na internet sobre marketing digital, estão ligadas a tarefas operacionais e pouco estratégicas.

  • Criação de conteúdo 

  • Frequência de publicações 

  • Tipos de conteúdos 

  • Formatos de conteúdos 

  • Divulgação nas redes sociais 

Porém, nada disso funciona sem estratégias e ferramentas. Por isso, que grande parte das pessoas passam meses aplicando estas atividades sem ter resultados significativos.

Principalmente, aqueles que buscam estratégias para vender no orgânico, sem fazer investimentos em ferramentas e geração de tráfego pago.

Marketing digital é um conjunto de estratégias, que precisam ser aplicadas de forma integrada e simultânea. Ou seja, uma ou duas estratégias aplicadas de forma aleatória não geram resultados.

Como iniciar no marketing digital do zero 

 

Para iniciar no marketing digital do zero entenda como funciona os processos de compra e venda online.

De fato, parece óbvio quando pensamos em comprar online e vender. Mas, quando analisamos os bastidores e todo fluxo que existe quando clicamos em “comprar” não é tão simples assim.

Por isso, cresce a cada dia o número de ferramentas focadas em oferecer soluções para o mercado digital.

Atualmente, podemos pensa do seguinte processo de compra:

  • Produto

  • Conteúdo

  • Oferta

  • Tráfego

  • Conversão

Porém, existem estratégia para cada um destes tópicos. Sendo assim, não basta trabalhar apenas em ofertas e tráfego sem criar conteúdos e assim por diante.

Então, crie ou escolha um produto de qualidade para o seu projeto. Depois, trabalhe em estratégias de marketing de conteúdo para promover seu produto antes de trabalhar nas ofertas.

Com isso, sua estrutura para gerar tráfego para conseguir suas primeiras conversões estará pronta.

Como divulgar produtos e serviços na internet com marketing digital 

 

Atualmente, a melhor forma de promover produtos e serviços na internet é criando uma comunidade engajada com sua marca.

Com isso, você terá uma estrutura que vende sempre para você. Mas, a maioria das pessoas tem feito o contrário, promovendo produtos para uma audiência fria, divulgando produtos “desconhecidos” para pessoas que aleatórias.

Por isso, é tão importante o trabalho de construção de marca. Seja o nome da sua loja ou mesmo o seu nome, sua marca deve ser a sua estrutura de vendas na internet, e não apenas, a página de vendas do seu produto.

Pense na loja Marisa, que é uma marca referência em moda feminina.

Agora, pense em uma roupa feminina que não está atribuída a marca nenhuma. Certamente, seria mais fácil vender as roupas da Marisa, por ser vinculada a uma marca.

O contrário poderia ocorrer ao tenta vender, roupas femininas direto de uma fábrica desconhecida.

Sendo assim, crie uma marca para vincular produtos relacionados a ela. Do contrário, você terá um trabalho redobrado, para construir valor agrado ao seu produto, para ai sim, conseguir a credibilidade para vender em escala.

Como criar conteúdos para vender no marketing digital 

 

Sem dúvidas, estratégias de marketing de conteúdo são fundamentais no marketing digital. Infelizmente, muitos empreendedores negligenciam a criação de conteúdo, por não não ter o conhecimento de sua real finalidade.

A criação de conteúdo no marketing digital tem como objetivo:

  • Chamar a atenção

  • Gerar interesse

  • Despertar o desejo

  • Validar chamadas para ação

  • Testar ofertas

  • Construir comunidade

Entre outros objetivos, como construção de valor agregado e fidelização de público.

Além disso, com a criação de conteúdo é possível reduzir os custos com tráfego pago e criar uma fonte orgânica de captura de leads.

Atualmente, a atenção das pessoas está dispersa em diversas mídias e redes sociais. Antes, era possível e até recomendado, se dedicar em apenas uma mídia para se destacar e vender na internet.

Mas, tudo mudou com a chegada dos smartphone e toda a facilidade de navegar em várias mídias simultaneamente. Além disso, cada mídia e rede social tem a sua linguagem e finalidade em uma estratégia de marketing.

Ou seja, o mesmo conteúdo (mensagem) deve ser adequado para a linguagem e formato da mídia que escolher trabalhar.

Comece a construir sua comunidade para ir além do tráfego pago 

 

De fato, investir em tráfego pago é um desafio para muitos empreendedores digitais. Independente do nicho, afiliado, infoprodutor, drop todos, encontram desafios para atuar com tráfego pago. Desde encontrar uma mão de obra qualificada até terceirizar esta parte, até aprender como funciona para fazer por conta própria.

Além disso, tem ficado cada vez mais caro custo de aquisição por leads.

Com isso, cada vez mais empresas e empreendedores, estão criando suas próprias comunidades. Investindo em tráfego pago com o objetivo de capturar este lead, para criar relacionamento com ele em outro lugar (E-mail, Telegram, WhatsApp) e comunidades fechadas também.

Utilizar o tráfego pago com a finalidade de segmentar um público, para iniciar relacionamento com ele, tem sido a melhor estratégia para empreendedores digitais.

Sendo assim, comece a construir a sua comunidade o quanto antes. Colocando em prática tudo o que viu até aqui, conseguirá sair do ponto zero no marketing digital e, iniciar uma jornada para ir além da superficialidade.