Atualmente, quando falamos do uso do Instagram com finalidade profissional, ele se tem se tornado mais uma plataforma de anúncios.

Bem como, se tornou o Facebook para profissionais do marketing digital. Aquele conceito de rede social caiu por terra com chegada dos algoritmos e a queda do alcance orgânico.

Desde 2016 quando o Facebook começou a decidir o que ia aparecer para os usuários da plataforma, diversos usuários comuns começaram a reclamar do excesso de anúncios. Outros, até excluíram a sua conta e optaram em migrar totalmente para o Instagram, que até então, ainda oferecia conteúdos das pessoas que escolhemos seguir.

Mas, neste momento o Instagram tem seguido pelo mesmo caminho do Facebook, apresentando muitos anúncios e conteúdos que o algoritmo escolhe apresentar.

Por um lado, cada vez mais profissionais que visam promover seus produtos e serviços estão investindo no Instagram. Por outro, o custo para investir neste trabalho está ficando cada vez maior, não apenas pelo tráfego, mas também na criação de conteúdo.

Anúncios no Instagram está cada vez mais caro 

 

Fazer anúncios no Instagram vai muito além de clicar no botão de “turbinar publicação”. Para ter resultados significativos é preciso planejamento, estratégia e toda uma estrutura de venda validada.

Além disso, não adianta mais contar apenas com conteúdos simples feito apenas com o celular para vender.

Agora, profissionais, empresas e empreendedores estão investindo em conteúdos cada vez mais profissionais. Muitos, contratam agências e especialistas para planejar, gravar e editar estes conteúdos que serão promovidos.

O Instagram está ficando sem espaço para conteúdos amadores. Por isso, o investimento para anunciar no Instagram começa na própria criação de conteúdo.

O que fazer antes de começar a anunciar no Instagram 

 

Antes de iniciar seus anúncios no Instagram, construa sua estratégia e estrutura de vendas. Antes mesmo de iniciar a criação de conteúdo, que até aqui, você já viu que precisa ser minimamente profissional.

  • Escolha uma plataforma de venda (Hotmart, Kiwify ou site próprio)

  • Estruture sua página de vendas

  • Automatize sua comunicação

  • Construa uma narrativa de vendas

  • Construa um funil de vendas

Tudo isso, está por trás de uma estratégia de vendas no Instagram.

Atualmente, plataformas como a Hotmart e Kiwify oferecem ótimas soluções para quem deseja trabalhar como produtor e afiliado.

Desde soluções de pagamentos, estrutura de página de vendas e integrações com ferramentas de automação de vendas. Desta forma, você já consegue iniciar seu projeto online para dar os próximos passos.

A construção da narrativa de vendas é base para criação de conteúdo com finalidade profissional. Pois com ela você guia sua audiência por toda a estrutura do funil de vendas, que vai muito além das métricas apresentadas no tráfego pago.

Como criar conteúdo para um funil de vendas no Instagram 

 

Existem diversas estratégias de marketing de conteúdo. Basicamente, o conceito destas estratégias é criar conteúdo pensando em cada etapa do funil de vendas, topo, meio e fundo do funil.

No topo do funil, estão aquelas pessoas que acabaram de conhecer o seu perfil no Instagram.

No meio do funil, são aqueles seguidores que naturalmente engaram com suas publicações, comentam e estão sempre visualizado os conteúdos que são publicados diariamente.

Já no fundo do funil, são seguidores que além de engajar com sua conta, responderam alguma chamada para ação que você fez.

  • Se cadastrou em uma lista de e-mail 

  • Te chamou do direct 

  • Respondeu caixas de perguntas nos Stories 

Estes estão no fundo do funil, são “leads quentes” com grande potencial de comprar algo que for ofertado.

Porém, para isso acontecer existe conteúdos estratégicos, que estimulam este engajamento.

São os conteúdos de:

  • Relacionamento

  • Engajamento

  • Transformação

  • Interação

  • Níveis de consciência

  • Autoridade

Ou seja, não basta apenas criar uma sequencia de ofertas diferentes no Instagram. É necessário criar conteúdos diversificados com base nos objetivos acima para guiar o público nas etapas do funil.

Conteúdos que geram relacionamento e engajamento, normalmente são informativos. Aqueles conteúdos com dicas rápidas e que falam de um problema e apresentam alguma solução.

Já os conteúdos de transformação e interação são os famosos “antes e depois” e nos casos de produtos físicos, são conteúdos que mostram o produto sendo utilizado.

Agora, conteúdos de níveis de consciência e autoridade, são conteúdos que apresentam, motivos para pessoa adquirir determinado produto ou serviço. Também, apresentam dados e argumentos do porque o seu produto é melhor ou você é melhor pessoa para solucionar determinado problema.

Fazer anúncios no Instagram sem estratégia e sem estrutura não funciona

 

Concluindo, não basta ter apenas o Instagram como sua estrutura de vendas online. Para trabalhar com marketing digital você precisa de uma estrutura de vendas online e, em alguns casos, até offline para atender a demanda.

Ao escolher o Instagram para promover seus produtos e serviços, você precisa definir sua estratégia de vendas e uma boa estratégia de comunicação. Para guiar esta audiência para o funil de vendas que está por trás do Instagram, como explicado anteriormente.

Sendo assim, considere o Instagram parte da sua estrutura de marketing digital e não como sua estrutura principal.

Mesmo porque, está ficando cada vez mais caro fazer anúncios no Instagram e até mesmo criar conteúdos profissionais.