Neste artigo vou esclarecer algumas verdades sobre o mercado de afiliados. Atualmente, estimasse que este mercado movimente mais de 15 bilhões no Brasil.

Ou seja, este é um mercado promissor que pode gerar muitas oportunidades para profissionais de diversas áreas. Além disso, abre as portas para criação de vários produtos digitais, que atendam demandas específicas de nichos de mercado.

Isso significa, novos produtos e serviços ligados a estrutura de vendas online. Como plataformas de membros, softwares, CRM e diversas ferramentas de automações que vem evoluindo bastante com a chegada da inteligência artificial.

De fato, o mercado afiliados não se resume a cursos online como muitos pensam. Atualmente, empresas de tecnologia como Startups vem utilizando o mercado de afiliado para expandir como marca e potencializar sua área comercial. Criando produtos de entrada para capturar leads, segmentar esta base para criar relacionamento e lucrar no upsell.

Isso mostra como o mercado de afiliados vem evoluindo e amadurecendo no Brasil.

Embora a Hotmart seja a plataforma mais popular nacionalmente, tem crescido o número de empresas que oferecem soluções para afiliados.

Entre elas estão a Kiwify, Eduzz, Monetizze, HeroSpark. Além disso, ciente do potencial deste modelo de negócio, grandes varejistas como a Magalu também investiu em sua própria plataforma de afiliados.

Mercado de afiliados: Entenda como funciona para iniciar 

 

Ao contrário do que muitos iniciantes pensam, um afiliado não é um “vendedor online”. O papel de um afiliado é gerar oportunidades de negócios para um determinado nicho, produto ou empresa. Criando um ecossistema onde orbitam pessoas interessadas em determinado assunto, que consequentemente, podem ter interesse em produtos e serviços ligados a determinado tema.

Resumindo, o papel de um afiliado é conectar quem quer vender com quem tem potencial de comprar.

Sendo assim, antes de iniciar como afiliado é importante construir uma audiência interessada em assuntos, produtos e serviços ligados a um nicho de mercado.

Do contrário, você sairá compartilhando links de produtos que se afiliou aleatoriamente pela internet, em lugares sem contexto nenhum com o produto que escolheu promover.

Além disso é importante estudar alguns princípios de marketing digital.

  • Estratégias de tráfego pago 

  • Estratégias de tráfego orgânico 

  • Criação de conteúdo para redes sociais 

  • Como funcionam os algoritmos das redes sociais 

  • Como construir uma comunidade no digital 

O mercado de afiliados está ligado ao empreendedorismo 

 

Se você tem uma mentalidade empreendedora o marcado de afiliados pode ser a porta de entrada para construção do seu negócios.

Muitos empreendedores iniciam no marcado de afiliados, promovendo produtos e serviços de terceiros. Porém, quando começam a se estruturar encontram ali, oportunidades para crescer sua marca e promover seus próprios produtos e serviços.

Para isso, você precisa desenvolver quatro habilidades importantes para todo empreendedor que deseja crescer no digital.

  • Gestão de projetos 

  • Gestão de processos 

  • Gestão de pessoas 

  • Gestão financeira 

Sem isso, dificilmente conseguirá escalar com um projeto online.

Isso porque, ao entrar  no mercado de afiliados você precisar criar um projeto, que funciona como uma empresa literalmente.

Toda empresa tem seus setores básicos, marketing, comercial e financeiro. De inicio, será apenas você, portanto, vai precisar fazer um pouco do que cada um destes setores faz, até que consiga terceirizar certas atividades contratando mão de obra. Principalmente, para executar o que você ainda não habilidade para fazer.

Mercado de afiliado vale a pena para todo mundo 

 

A partir do momento do que você constrói uma audiência qualificada. Ou então, domina as estratégias para promover produtos e serviços utilizando a internet, saiba que o mercado de afiliados vale a pena para você.

Para quem está iniciando um projeto online, site, blog, redes sociais ou canal no YouTube este modelo de negócio, se torna a principal fonte de renda.

Além disso, para empresas e projetos mais estruturados, a afiliação com produtos e serviços relacionados se torna uma ótima fonte de renda complementar.

Ou seja, o mercado de afiliação acaba se tornando lucrativo para todo mundo. Desde iniciantes no mercado digital, até empresas que estão estabilizadas e buscam aumentar seu lucro e faturamento.

Verdades pouco ditas sobre o mercado de afiliados 

 

Existem sim, verdades pouco ditas sobre o mercado de afiliados, fatos pouco debatidos nas mídias digitais.

Um está ligado a oferta e demanda dos novos produtos que vem surgindo.

Atualmente, boa parte dos produtos disponíveis no mercado de afiliados, tem como público alvo, pequenas e médias empresas e, empreendedores, com operação ativa e em busca de soluções para escalar seus projetos.

Ou seja, aqueles produtos focados no consumidor final (B2C) tem sido utilizado, apenas como produto para aumentar o ticket médio.

Basta analisar as páginas de vendas dos principais produtos das plataformas. Todos tem como premissa, ajudar empreendedores a escalarem seus projetos online, com estratégias e metodologias.

Outro ponto, pouco debatido é a barreira de entrada no mercado digital. Com a redução do alcance orgânico das redes sociais e aumento do custo de investimento em tráfego pago, muitos iniciantes, tem desistido da ideia de entrar no mercado de afiliados.

Concluindo, estes são alguns fatos importantes do mercado de afiliados, que vem crescendo no Brasil e se atualizando com muitas velocidade.