Existe uma estratégia de marketing digital antiga, mas que funciona até hoje. Esta estratégia se chama inbound marketing e tem como base a criação de conteúdo estratégico combinado com uma narrativa de vendas.

O inbound marketing foi criado em 2006 por Brian Halligan e Dharmesh Shah, ambos são criadores do HubSpot.

Porém, esta estratégia se popularizou em meados de 2010 com o avanço da internet. Logo, grandes cases de sucesso foram surgindo, junto com novas ferramentas e tecnologias que sofisticaram o inbound marketing.

Entre elas, plataformas de CRM, ferramentas de automações de mensagens e recentemente a inteligência artificial.

Tudo isso, tornou esta estratégia mais mensurável e escalável. Nos últimos anos surgiram diversos métodos e estratégias de marketing digital embasados neste conceito, com nomes comerciais atrativos como “maquina de vendas” entre outros.

Tudo isso, popularizou a lógica desta estratégia, que acabou se tornando sinônimo de marketing digital.

Estratégia de marketing digital e inbound marketing 

 

Uma estratégia de marketing digital é composta por diversas ações, que tem como objetivo alcançar um resultado. Ou seja, não podemos definir uma única ação como uma estratégia completa de mkt digital.

O inbound marketing é uma estratégia composta por diversas ações.

  • Estratégia de comunicação 

  • Narrativa de vendas 

  • Captura de pontos de contato 

  • Oferta 

  • Venda 

Para cada um destes pontos existem um método, um passo a passo em sequencia lógica.

Pois sem uma estratégia de comunicação, não é possível criar as copys para abordagem, relacionamento e oferta.

Além disso, após a captura do lead toda a comunicação, precisa estar pronta e automatizada, até o momento das ofertas que são testadas.

Como construir uma estratégia de marketing digital 

 

De fato, existem vários níveis de estratégia de marketing digital. Mas, a melhor estratégia é aquela que serve para o seu negócio e atenda as suas necessidades.

Por isso, para construir uma estratégia de marketing digital, comece analisando os seus recursos financeiros e operacional no momento.

Se você tem uma pequena ou média empresa, comece pelas estratégicas básicas.

  • Site funcional 

  • Conteúdo para as redes sociais 

  • CRM organizado 

  • Processos operacionais 

  • Processo de vendas 

Sim, pode parecer algo muito simples se comparado com as estratégias complexas de marketing digital apresentada por agências.

Porém, muitas empresas e empreendedores não conseguem resultados com as estratégias avançadas, justamente, por não terem este básico rodando de forma fluída.

Normalmente, quando profissionais de marketing e agências param para analisar esta estrutura, acabam encontrando sites e páginas de vendas ruins. Redes sociais completamente abandonadas e sem utilidade comercial.

Além de uma CRM completamente desorganizado e desestruturado, por consequência da falta de processos operacionais e comerciais.

Sendo assim, não tem como implantar uma estratégia de marketing digital, que requer o mínimo de estrutura e organização para rodar.

Entenda a estrutura operacional do marketing digital 

 

Existe uma estrutura operacional básica para que um setor de marketing digital funcione bem. Ao contrário do que muitos pensam, marketing digital não se resume a tarefas operacionais.

Sendo assim, uma estrutura básica de marketing digital precisa ser divida entre estratégica e operacional.

  • Gestor de tráfego

  • Social media

Normalmente, o gestor de tráfego é responsável por gerir a verba destinada ao tráfego pago da melhor forma possível. Além disso, ele analisa as estratégias de comunicação, segmentação de público e gera relatórios. Com base nestes dados ele auxilia na criação de novas estratégias para alcançar os objetivos e metas de conversão.

Já o social media é responsável por fazer a parte operacional. Como criação de artes para as redes sociais, conteúdo para as páginas de vendas e analise de métricas relacionadas a comunicação.

Perceba, que o gestor de tráfego está mais próximo das estratégias e o social media mais próximo o operacional. Sendo assim, se um gestor de tráfego passar a maior parte do tempo, preso em tarefas operacionais, não conseguirá fazer o trabalho analítico e estratégico.

Como investir em inbound marketing fazendo o básico bem feito 

 

Ao contrário do que muitos pensam, esta estratégia de marketing digital é bem simples de ser implantada.

Segundo pesquisas grande parte das empresas no brasil tem um sistema de CRM em sua estrutura. Ou seja, a maioria das empresas tem em seus registros algum ponto de contato com seus clientes, seja um e-mail ou telefone.

Sendo assim, para criar uma estratégia de inbound basta criar uma estratégia de comunicação, com o objetivo de criar relacionamento com esta base de clientes.

Porém, este é o grande desafio da maioria das empresas.

Pois existe uma grande diferença entre enviar uma comunicação e fazer SPAM. Infelizmente, poucas empresas investem em uma comunicação que vá além de ofertas e promoções.

Uma estratégia de marketing digital composta com inboud marketing exige:

  • Conteúdos de relacionamento 

  • Conteúdos de engajamento 

  • Conteúdos de posicionamento 

  • Conteúdos de conexão 

  • Conteúdos de níveis de consciência 

Entre outros, que vão muito além de promoções e ofertas enviadas em massa.

Além disso, entenda a linguagem e o objetivo de cada mídia, para trabalhar sua estratégia de comunicação e atrair novos leads.

Atualmente, as redes sociais são ótimas opções para promover produtos, serviços e construir uma audiência.

Porém, nem todo mundo navega pelas redes sociais com o objetivo de comprar algo. Normalmente, as pessoas navegam pelas redes sociais em busca de informação e entretenimento. Isso já explica como você deve se posicionar nas redes sociais e o estilo de conteúdo que deve ser criado.

Foco nas estratégias de SEO para ser encontrado na internet 

 

Esta é a estratégia de marketing digital que mais somou com o inbound marketing. SEO (otimização para mecanismo de busca) é um conjunto de estratégias que visa gerar tráfego orgânico.

Ou seja, te torna encontrável em mecanismos de buscas como o YouTube e Google. Atualmente, o TikTok vem crescendo também como buscador entre as novas gerações.

Certamente, SEO é melhor forma de atrair leads qualificados, com grandes chances de comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.

Diferente do tráfego pago, onde você aparece para um público frio, aqui você é encontrado por pesquisas onde já existe uma intenção de compra, por exemplo:

“Os melhores tênis para corrida”

Quem pesquisa por isso no Google, já tem a intenção de comprar um tênis para correr. Neste caso, se a resposta para busca for a sua loja virtual, terá grandes chances de vender para esta pessoa.

Se você tem uma site ou loja virtual, vale a pena investir em SEO visando ser encontrado e atrair os melhores leads para sua estratégia de inbound marketing.

Esta, que é a estratégia de marketing digital mais antiga e que funciona até hoje, se aplicada com todas as dicas que viu até aqui.