A melhor estratégia de conteúdo é aquela que serve para seu projeto. Além disso, ela precisa ter processos replicáveis para garantir a sua frequência de criação e publicação, algo que é muito importante nesta era dos algoritmos.
Uma estratégia de conteúdo é constituída por processos e métodos personalizados. No caso, um conjunto de atividades em sequencia lógica, que serve para automatizar e agilizar a operação.
Sem isso, será muito difícil manter a frequências nas redes sociais para alcançar seus objetivos. Mas, neste artigo vou te apresentar um processo para implantar o quanto antes.
Atualmente, mesmo com as ferramentas de IA muitos profissionais e empreendedores, não conseguem criar um ritmo de criação de conteúdo para agilizar seus resultados com marketing digital.
Se esta é sua situação as soluções que vou apresentar aqui podem te ajudar.
Estratégia de conteúdo: Processo criativo passo a passo
Antes de iniciar uma estratégia de conteúdo, é importante entender como implantar um processo criativo.
Talvez, você já tenha em mão ferramentas, metodologia e todo o passo a passo. Mesmo assim, está com as redes sociais e seu marketing digital parado, por não conseguir fazer o que tem que ser feito.
Um erro comum é tentar colocar em prática, de uma vez só, todas as atividades. Isso é muito comum entre empreendedores que ainda não tem equipe e precisam fazer tudo sozinhos.
Vamos a uma estratégia de criação de conteúdo que funciona.
Segunda Feira: Iniciar edição de imagens, vídeos e cortes de vídeos
Aqui, você vai apenas iniciar as edições indo até onde conseguir com o tempo que tem. Ou seja, não tem a necessidade de separar um dia inteiro para editar conteúdos, apenas inicie.
Terça Feira: Conclua as edições e organize os arquivos
Agora, que já iniciou as edições basta finalizar e revisar os conteúdos. Procure por pontos de melhoria e organize os arquivos para dar os próximos passos.
Novamente, não precisa passar dia inteiro fazendo pequenas alterações e organizando arquivos em ferramentas de organização.
Quarta Feira: Revisão e agendamento dos conteúdos
Então, chegou o momento de programar os conteúdos que iniciou a edição, você pode usar o Meta Business Suite para agendar seus conteúdos no Instagram.
Além disso, você pode iniciar os procedimento para agendar seus conteúdo no TikTok e YouTube.
Quinta Feira: Descrições, links, capas e títulos
Agora que agendou os conteúdos, chegou a hora de fazer toda a parte técnica e SEO. No caso, se você tem um canal no YouTube deve saber que da importância das descrições, links, capas e títulos.
Estes procedimentos podem levar algumas horas para serem feitos. Mas, como passou os dias anteriores fazendo tudo com calma, agora pode se dedicar aos detalhes sem pressa.
Sexta Feira: Análise de resultados e publicação
Analisar os resultado dos conteúdos anteriores e das suas mídias digitais é fundamento. Mas, só conseguirá fazer isso se tiver com a parte operacional organizada.
Portanto, separe algumas horas para analisar e interpretar as métricas do seu canal e conteúdos individuais.
A estratégia de conteúdo ideal para postar em várias plataformas
Atualmente, com ferramentas de IA como a Opus Clip você consegue gerar cortes de um vídeo do YouTube para todas as redes sociais.
Com a Inteligência Artificial ficou mais fácil criar conteúdos em massa. Já que agora você pode transformar um vídeo do YouTube em diversos cortes para o TikTok e Instagram.
Estar presente nas principais redes sociais hoje em dia é fundamental. Pois a atenção das pessoas está dispersa nas centenas de conteúdos apresentados pelo algoritmo em poucos minutos.
Então, quanto mais planejado e organizado você for com seus processos, mais sucesso terá em suas redes sociais.
Concluindo, otimize este planejamento semanal na sua rotina e na rotina da sua empresa. Persista e otimize cada etapa semana após semana para encontrar o melhor fluxo de trabalho para você e sua empresa.