Neste artigo vou explicar como começar um canal no YouTube de modo profissional. Existem alguns fatores que devem ser estudados e analisados na hora de iniciar um canal no YouTube com objetivos profissionais.

Um canal no YouTube pode ser uma poderosa ferramenta de marketing para sua empresa. Porém, ele precisa ser construído, com base em uma estrutura. Composta por pessoas, processos e organização para manter o canal ativo.

Sendo assim, entenda o canal no YouTube como um projeto, todo projeto tem suas etapas de planejamento, desenvolvimento e execução.

Então, com o YouTube não é diferente.

Atualmente, muitas empresas e empreendedores estão investindo no YouTube, como uma ferramenta para crescer como marca, atrair leads de forma orgânica e gerar mais oportunidades de negócios.

Como começar um canal no YouTube 

 

Primeiro, crie sua conta no YouTube com o nome da sua marca ou empresa. Depois, adicione uma boa foto de perfil e capa do canal, promovendo sua marca e identidade visual.

Além disso, para segurança do seu canal não esqueça de ativar a verificação de duas etapas para acesso.

Agora chegou a hora de planejar o conteúdo do canal. Cada conteúdo de um canal profissional precisa ter um propósito, bem como, todo o conjunto de conteúdos publicados.

Ou seja, os conteúdos precisam ser diferentes, mas complementares de alguma forma. Servindo como ferramenta para os objetivos de marketing e comercial do seu projeto.

Como planejar conteúdos para um canal profissional no YouTube 

 

Se você deseja iniciar um canal profissional no YouTube, certamente tem como objetivo promover os seus produtos e serviços.

Porém, criar conteúdos além de vídeos institucionais e promocionais é um grande desafio para empresas. Fato é, que a grande maioria dos canais no YouTube de empresas, tem apenas meia dúzia de vídeos institucionais apresentando seus produtos e serviços.

Poucas são as empresas que vão além e conseguem criar relacionamento com o seu público. Por meio de conteúdos úteis e relevantes para sua audiência.

Estas dicas podem te ajudar a criar estes conteúdos além dos institucionais.

  • Fale sobre o seu produto e não apenas do seu produto 

  • Responda as perguntas e objeções do seu público em vídeos 

  • Fale sobre assuntos relacionados ao seu mercado e apresente soluções 

  • Entregue soluções práticas e objetivas nos vídeos 

Estes são ponto que você pode trabalhar para criar o roteiro dos seus primeiros vídeos.

Falar sobre o seu produto é diferente de falar do seu produto. Quando o foco do vídeo é a transformação que o seu produto oferece e como ele faz isso, você está falando sobre o seu produto. Agora, quando foco são especificações técnicas e usabilidade, você está falando do seu produto, mantenha foco dos vídeos na primeira opção.

Utilize como base na construção dos roteiros, as principais objeções que o seu público tem, na hora comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.

Desta forma, você terá vídeos que vendem para você todos os dias, direcionando assim, leads cada vez mais qualificados para sua base.

Falar sobre assuntos relacionados ao seu mercado é melhor forma de construir autoridade. Portando, sempre que possível faça vídeos com assuntos em alta sobre o seu mercado, mas, tome cuidado com polêmicas.

Além disso, tenha vídeos úteis para o seu público, que ajudem eles de alguma forma. Isso gera o gatilho da reciprocidade, entregue soluções rápidas, dicas e passo a passo que tenham relação com o seu produto ou serviço.

Com isso, você já tem uma ótima base para roteirizar os primeiros vídeos do seu canal profissional.

Como usar o YouTube para gerar oportunidades de negócios 

 

Atualmente, muitos empreendedores criam canais, buscando ganhar dinheiro no YouTube com o Google Adsense. Por meio dos anúncios que são exibidos durante os vídeos, isso pode sim, ser uma boa alternativa de renda.

Mas, existem diversos empreendedores que faturam muito mais promovendo os seus próprios produtos e serviços. Mais até do que muitos canais ganham, com o sistema de parceira do YouTube.

O YouTube é uma ótima forma de construir uma audiência interessada nos assuntos que orbitam o seu mercado.

Ou seja, se você é um prestador de serviço, criar um canal seguindo as dicas de roteiro que viu aqui, pode gerar muitas oportunidades de negócios para você.

Isso acontece naturalmente, quando o seu conteúdo é resposta para uma dúvida e você é a solução de um problema.

Como começar um canal no YouTube com vídeos nichados

 

Para começar um canal no YouTube profissional, seus vídeos precisam ser nichados e seu canal precisa ser monotemático.

Ou seja, você precisa falar de um assunto só de vários modos diferentes. Desta forma, seus vídeos terão temas diferentes, mas relacionados ao mesmo assunto.

O tema central do seu canal, precisa ser o seu nicho de mercado. Já os assuntos dos vídeos, devem ser os temas que orbitam o seu mercado, produto ou serviço, seguindo as narrativas que viu acima na parte de construção dos roteiros.

Com isso, cada vídeo que você fizer vai responder uma pergunta, atendendo uma demanda do seu público. E consequentemente o público vai entendendo o seu canal e você, como a solução para determinado problema.

Agora você já sabe como começar um canal no YouTube de modo profissional. Criando conteúdos que vão além do institucional para gerar oportunidades de negócios.