O novo algoritmo do Instagram só favorece os usuários da plataforma. Entregando conteúdos cada vez mais assertivos, com base na interação e sinais de engajamento.

Porém, para profissionais e empreendedores o cenário é bem diferente. Pois o novo algoritmo do Instagram decide o que vai mostrar para os usuários, até mesmo, para aqueles que optaram em te seguir.

Ou seja, agora quem decide se a sua publicação, vai aparecer para o seu seguidor é o novo algoritmo do Instagram.

O novo algoritmo do Instagram foi superestimado por muitos empreendedores. Ele foi anunciado com a promessa de priorizar conteúdos originais dentro plataforma.

Sendo assim, muitos entenderam “priorizar” com aumento de alcance orgânico, algo que dificilmente vai acontecer algum dia.

Neste artigo, vou apresentar algumas soluções, para você que deseja utilizar o Instagram de modo profissional. Mesmo com estes desafios, esta ainda é a melhor das redes sociais para profissionais e empreendedores.

Recomendo este vídeo do canal Além dos Algoritmos, onde me aprofundo nestes temas.

 

 

Novo algoritmo do Instagram e sua dinâmica aleatória 

 

Sem dúvidas, está cada vez mais difícil aparecer na timeline dos seus seguidores no Instagram. Principalmente, se você tem uma conta profissional, que exige ser monotemática.

Normalmente, constas profissionais tem conteúdos mais nichados. Pois tem como tema central assuntos, relacionados ao produto ou serviço do mercado em que atua.

Isso acaba sendo um desafio, já que algoritmo oferece conteúdos completamente aleatório para os usuários. Ou seja, criar conteúdo nichados no Instagram é ir na contramão da linguagem da plataforma. Por isso, cada vez mais você vê conteúdos profissionais, pegando como referência criativa trends do momento.

Esta é uma forma de promover o seu produto ou serviço no Instagram. Veja o que está bombando no momento e use como referência para criar um vídeo promovendo o seu produto.

Porém, isso não serve para todos os nichos e mercados.

Entenda o objetivo do novo algoritmo do Instagram 

 

O novo algoritmo do Instagram tem como objetivo reduzir conteúdo replicados e aumentar a quantidade de conteúdos originais.

Por isso, todas as atualizações visam privilegiar conteúdos originais e, de certa forma, “punir” conteúdos duplicados e replicados em massa por contas dark.

Uma prática que vem sendo muito promovida por afiliados da Hotmart e de outras plataformas, são as contas dark.

Que consiste em você baixar vários conteúdos em alta de um determinado nicho, postar na sua conta do Instagram, para promover produtos e serviços como afiliado.

Ou seja, aqui você simplesmente replica conteúdos em alta na sua conta. Na prática, milhares de pessoas fazendo isso ao mesmo tempo tende a saturar a plataforma, que já tem um algoritmo focado em entregar conteúdos mais do mesmo.

Com isso, os usuários tendem a sair do Instagram, já que não tem nada de novo. Apenas conteúdos duplicados, que são apresentados por diversas contas, que estão compartilhando as mesmas fotos e vídeos ali.

O novo algoritmo do Instagram não favorece alcance e crescimento orgânico 

 

Até aqui, nada mudou no novo algoritmo do Instagram em relação ao alcance orgânico. Crescer organicamente no Instagram ainda requer investimento e estratégia de comunicação.

De fato, pouco se sabe sobre como funcionam os algoritmos do Instagram, até mesmo em relação ao alcance orgânico.

Mas, com base em pesquisas e testes feitos por diversas empresas e profissionais, este novo algoritmo não favoreceu o alcance, tampouco o crescimento orgânico na plataforma.

Nos últimos tempos quem investiu em conteúdos criativos, principalmente em reels, teve sim bons resultados. Mas, isso deve mais ao momento e estratégia de conteúdo do que aos algoritmos.

Pois da mesma forma que muitas pessoas cresceram com esta estratégia, outros não tiveram os mesmo resultados, mesmo postando vídeos curtos todos os dias.

A queda do alcance orgânico no Instagram é um fato. Bem como, a necessidade de investir em tráfego pago, para crescer seguidores e gerar mais oportunidade de negócios.

O Instagram se tornou uma rede social de profissionais para usuários

 

Nos últimos anos o Instagram se tornou uma rede social de profissionais para usuários. Ou seja, marcas e empresas estão criando conteúdos para criar conexão com sua audiência.

Isso é uma mudança de comportamento muito grande do público no Instagram.

Antes, esta era uma rede social onde pessoas, buscavam se conectar com pessoas e amigos próximos. Hoje, pessoas buscam por marcas e empresas na expectativa de criar uma conexão, por meio dos conteúdos ali publicados.

Lembrando, que pessoas também se tornam marcas, a partir do momento que começam a trabalhar sua imagem e conteúdos.

Assim como empresas, se tornam mais humanizadas, por meio estratégias de comunicação e posicionamento.

Esta conexão vai além dos algoritmos, no fim, criar conexões no Instagram está ligado a comunicação e comportamento humano.