Existem estratégias de marketing digital que utilizam como base apenas o Instagram. De fato, são bem eficientes para promover e vender produtos e serviços na internet. Neste artigo, vou explicar os prós e contras destas estratégias, para que comece tomando as decisões certas para o seu projeto.

Atualmente, as estratégias de marketing digital utilizam as redes sociais como topo de funil. Ou seja, apenas para alcançar um determinado público e segmentar esta audiência por meio de estratégias de comunicação e tráfego pago.

Além da sua popularidade o Instagram oferece diversos recursos, que favorece quem busca trabalhar com marketing digital.

Por exemplo, os formatos de carrosséis, destaques no feed, recursos para criar e editar vídeos curtos. Estes são fatores que ajudam muito, quem busca promover algo dentro da plataforma de forma criativa e organizada.

E para quem investe em tráfego pago, fica mais fácil fazer a gestão dos resultados pelo próprio Meta Business Suite.

Porém, vale a pena analisar alguns pontos antes de usar apenas o Instagram como principal ferramenta.

Estratégias de marketing digital apenas com o Instagram 

 

De fato, são muitas as facilidades que o Instagram oferece para quem busca trabalhar com marketing digital.

Porém, se analisar uma estratégia de venda completa, vai ver que o Instagram é apenas parte de uma estrutura. Ele serve para atrair novos seguidores, que serão convertidos em leads para depois receberam uma oferta.

Ou seja, as estratégias de marketing digital que utilizam o Instagram em sua estrutura, contam com ele apenas atrair e segmentar uma base de leads que serão direcionados para fora do Instagram.

Normalmente, quem utiliza o Instagram para vender direciona o público para o link na bio. Neste link fica um site, página de venda ou mesmo um link para WhatsApp e aqui é onde a venda acontece.

Sendo assim, o Instagram serve apenas para atrair e criar relacionamento com potenciais clientes.

Entenda as estratégias de marketing digital na prática 

 

Estratégias de marketing digital, consistem em criar conteúdos para atrair e segmentar um público, interessado nos assuntos que orbitam um determinado nicho de mercado.

No caso, o Instagram é muito utilizado nestas estratégias, por oferecer diversos recursos que incentivam a interação com os conteúdos e engajamento com o público.

Ou seja, seu objetivo em usar Instagram nas estratégias de marketing digital não tem que ser fazer vendas.

Mas sim, criar relacionamento com o máximo de pessoas possíveis, interessadas nos assuntos que orbitam o seu nicho, produto ou serviço.

Com isso, conseguirá direcionar esta audiência para o local onde a venda realmente acontece, fora do Instagram.

Esta é a estratégia de marketing digital mais antiga, que funciona até hoje, chama-se inbound marketing.

Como estruturar o Instagram para trabalhar com marketing digital 

 

Na verdade, não existe uma fórmula ou método que garante vendas pelo o Instagram. A melhor estratégia é aquela que serve para o seu projeto, que vai funcionar para seu modelo de negócio.

Porém, existem algumas regras básicas para usar o Instagram de forma profissional. São boas práticas ligadas a criação de conteúdo e comunicação estratégica.

  • Identidade visual do perfil 

  • Conteúdos relevantes com foco em relacionamento 

  • Frequência de publicações 

  • Interação na plataforma 

Ter uma identidade visual é muito importante para transmitir profissionalismo. Este é um fator que pode impactar na tomada de decisão do seu público na hora de comprar ou não de você.

Conteúdos relevantes, são aqueles que resolvem um problema da sua audiência. Não necessariamente são conteúdos didáticos, um conteúdo que responde uma dúvida frequente do seu público, pode ser relevante. Além disso, se esta dúvida for uma quebra de objeção, este conteúdo pode vender mais que um conteúdo de oferta direta.

Postar várias vezes ao dia não vai fazer o seu Instagram crescer mais rápido. Pelo contrário, pode saturar aquelas pessoas que optaram em te seguir, mas poste pelo menos uma vez por dia de forma estratégia.

Por fim, interagir com as contas que optaram em te seguir é muito importante. Isso cria conexão e relacionamento, separe um tempo para curtir e comentar nas publicações dos seus seguidores.

Números de seguidores no Instagram não garante mais vendas no digital 

 

Até aqui, você viu que o Instagram é uma ferramenta de relacionamento e não de vendas. Ou seja, vender direto pelo Instagram não tem que ser o seu objetivo principal com a plataforma, mas sim, criar conexão por meio de conteúdos.

Muitos acreditam que quanto mais seguidores mais vendas. Já que teoricamente terá mais pessoas para ver uma publicação de oferta, mas na prática não é assim que funciona.

O algoritmo do Instagram tem limitado cada vez mais o alcance orgânico da publicação. Normalmente, publicações de ofertas, produtos e serviços tendem a ter pouco engajamento, consequentemente, pouco alcance e interação.

Logo, mesmo com muitos seguidores esta oferta não será vista pela grande maioria.

Por isso, estratégias de marketing digital com tráfego pago, são predominantemente utilizadas por quem opta em trabalhar apenas com o Instagram.

Explico isso em detalhes neste vídeo do canal Além dos Algoritmos.