As otimizações de SEO para Instagram possivelmente será a nova tendência. Pois o Instagram vem notificando os usuários que, a partir do dia 19/08/2024, os mecanismos de pesquisas podem mostrar reels e publicações abertas. Ou seja, esta é uma grande oportunidade para criadores de conteúdo e profissionais.

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégia, que tem como objetivo posicionar páginas e conteúdos entre os primeiros resultados de pesquisa nos buscadores. Principalmente, nos resultados de pesquisa do Google que ainda é o maior buscador.

Em 2023 o TikTok inovou seus recursos de pesquisas e se uniu ao Google. Talvez, este tenha sido um fator que incentivou o Instagram a tomar esta decisão de promover os conteúdos da plataforma nos buscadores. Esta entrega de conteúdos das redes sociais nos resultados de pesquisa, derivou um novo conceito chamado SMO (Social Media Optimization).

Antes, apenas conteúdos de blog e vídeos do YouTube seguiam as otimizações de SEO, visando bons posicionamentos nos resultados de pesquisas.

Agora, isso chegou nas redes sociais, trazendo um novo conjunto de otimizações, intituladas SMO (Social Media Optimization).

SEO para Instagram: Regras básicas para ter mais resultado 

 

SEO para Instagram está ligado diretamente com a experiência do usuário com o perfil. Sendo assim, tudo começa pelas configurações básicas da conta.

  • Foto de perfil atraente e coerente

  • Descrição do perfil

  • Link na Bio

  • Destaques estratégicos

Pode parecer configurações muito simples para esperar algum impacto e resultado. Porém, são estas estas configurações básicas, que diferenciam uma conta profissional das demais contas pessoais na plataforma.

A foto do perfil e descrição trabalham o seu branding, sua marca e posicionamento.

Agora o link na bio e destaques promovem o seu trabalho de forma organizada. Além disso, direcionam o público para onde realmente você deseja gerar tráfego e conversões.

Este é um exemplo de organização de bio, no caso a minha.

 

 

Estratégia de SEO para Instagram profissional com foco tráfego orgânico 

 

A estratégia de SEO para Instagram começa na escolha de um tema e alguns subtemas. Pense nos assuntos que orbitam o seu mercado e como você criar conteúdos úteis e relevantes sobre eles.

Vou usar como exemplo o Além dos Algoritmos.

  • Marketing digital (tema principal)

  • Estratégia de redes sociais (subtema)

  • Estratégia de comunicação (subtema)

  • Criação de conteúdo (subtema)

  • Vendas online (subtema) 

Perceba que os subtemas tem relação e impacto direto com o tema principal que é marketing digital. Além disso, todos eles servem a um propósito, que é ser útil e relevante para o público interessado no assunto principal.

O SEO para Instagram precisa desta estratégia de comunicação para funcionar. Com o tempo os mecanismos de buscas começam a analisar o tema central da conta e as respostas que ela oferece. Desta forma, sempre que alguém fizer uma busca sobre o tema central do seu perfil no Instagram, suas publicações serão recomendadas como respostas para estas pesquisas.

Como criar conteúdos com foco em SEO para Instagram 

 

Criar uma conta no Instagram monotemática é o primeiro passo para trabalhar o SEO no Instagram. Ou seja, contas com conteúdos aleatórios tendem a “confundir” os algoritmos. Além disso, tende a ter pouca autoridade em um determinado assunto.

Alguns fatores são muito importante no SEO para Instagram.

  • Palavras chaves 

  • Contexto do conteúdo

  • Frequência de publicação 

Entre estes fatores, os dois primeiros são os que tem o maior impacto nos mecanismos de buscas. Já a frequência de publicação está mais ligada a dinâmica do Instagram.

As palavras chaves e o contexto são fundamentais para um trabalho de SEO. Pois o objetivo dos mecanismos de buscam é entregar a melhor resposta para os usuário de forma mais assertiva possível. Com base no contexto e intenção da busca que ele estiver fazendo.

Para isso, mecanismos de buscas como o Google, já tem inteligência para entender, o que você está buscando e qual a sua intenção em fazer determinada pesquisa.

Ou seja, o Google sabe se você está fazendo uma pesquisa informativa, apenas para conseguir uma resposta rápida. Bem como, ele sabe se você está fazendo uma pesquisa com a intenção de comprar um produto ou contratar um serviço.

Sendo assim, alguns fatores podem te ajudar muito a ser mais recomendado nos mecanismos de busca.

  • Conteúdos informativos 

  • Conteúdos didáticos 

  • Conteúdos de Review 

  • Descrição com textos bem trabalhados 

Isso porque, conteúdos informativos, didáticos e reviews tem grande volume de pesquisas.

Além disso, a partir de agora a descrição passa a ser um fator importante no SEO para Instagram. Pois os mecanismos de buscas analisam contexto e palavras chaves como viu acima. Quanto mais informação você entregar na descrição das suas publicações no Instagram, maiores serão as chances, deste conteúdo ser a resposta para as buscas no Google.

Fazer SEO para Instagram aumenta o alcance orgânico na plataforma 

 

De fato, a busca por alcance orgânico no Instagram é um desafio para criadores de conteúdo. Vale ressaltar que SEO para Instagram não é uma estratégia para ter mais alcance nas publicações.

Porém, pode ajudar muito a atrair novos seguidores por meio do Google, que ainda é o maior buscador da internet.

Além disso, não serão todos os perfis que irão se beneficiar desta atualização. Mas, para contas nichadas, marcas e empresas esta é uma boa oportunidade de alcançar um público grande fora do Instagram, por meio de pesquisas relacionadas aos seus produtos e serviços.