Para crescer no YouTube é muito importante entender sobre os fatores que impactam na retenção dos vídeos. Principalmente, se você busca utilizar o YouTube para gerar oportunidades de negócios, promovendo sua marca, produto ou serviço.

O objetivo em aumentar a retenção dos vídeos vai além de crescer no YouTube em números de seguidores e visualizações.

Retenção é uma métrica importante para manter os seus clientes e potenciais clientes por perto. Desta forma, você aumenta as chances de vender novamente para esta mesma audiência, além de fortalece a sua marca criando relacionamento.

O YouTube ainda é a principal plataforma de vídeos para profissionais e marcas. Diferente das redes sociais o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca da internet, seguido do Google.

Ou seja, os vídeos no YouTube não são descartados em 24h.

Isso porque a plataforma recomenda vídeos de diversas formas, com base na navegação do usuário e resultados de pesquisa. Considerando diversos fatores, incluindo a retenção dos vídeos, como um dos mais importantes para recomendação.

Como crescer no YouTube aumentando a retenção dos vídeos 

 

Antes de tudo, é importante entender que a retenção no YouTube, não resume ao tempo que uma pessoa assistiu um determinado vídeo.

Ou seja, muitas vezes acontece de você ter um conjunto de vídeos com ótima retenção segundo as métricas. Porém, suas impressões continuam baixas e os vídeos seguem com poucas visualizações diárias e até mensais.

Isso acontece porque existem várias métricas de retenção dentro do canal como todo, entre elas estão.

  • Retenção dos vídeos 

  • Retenção do canal

  • Retenção por tempo de sessão 

A retenção dos vídeos são aquelas referente ao vídeo isolado. O tempo médio que as pessoas passaram assistindo aquele vídeo específico que você publicou.

Já a retenção do canal, se refere ao tempo que a pessoa passou no seu canal após descobrir um vídeo seu. No caso, ocorre quando um espectador acaba de assistir o seu vídeos e clica em um vídeo de tela final, segue assinto uma playlist ou mesmo abre o seu canal para assistir mais vídeos.

Também existe a retenção por tempo de sessão. Que é quando por meio o do seu vídeo, este espectador segue dentro do YouTube assistindo outros canais de temas relacionados. Neste caso, o YouTube entende que o seu canal está ajudando ele, mantendo um espectador dentro da plataforma.

Vale citar, que nem todas as métricas de retenção estão visíveis nos painéis do YouTube. Além disso, muito do que se sabe sobre SEO para YouTube tem embasamento empírico, com base em testes feitos por profissionais e agências.

Como aumentar a retenção dos vídeos no YouTube 

 

Existe alguns fatores importantes que impactam diretamente na retenção dos vídeos no YouTube. Alguns, estão ligados a dinâmica da plataforma e outros as estratégias de comunicação.

  • Roteiro 

  • Edição dos vídeos 

  • Dinâmica do vídeo

  • Recursos do YouTube 

Criar bons roteiros é muito importante para crescer no YouTube, principalmente nos dias atuais. Como disse anteriormente o YouTube é um mecanismo de busca onde pessoas procuram por soluções mais completas, que vão além dos 60 segundos das demais redes sociais.

Ou seja, quanto mais roteirizado for os seus vídeos, mais atenção você terá deste espectador. Portanto, pense em como passar a informação de forma clara, objetiva e organizada.

Isso leva para o segundo tópico que é a edição dos vídeos. Estude sobre técnicas de edição, para reforçar a mensagem que definiu no seu roteiro e tornar a experiência dos espectadores mais confortável possível. Lembrando que, uma edição boa não salva um roteiro ruim.

Outro ponto importante para retenção é a dinâmica dos vídeos. Aqui entra seu ritmo de fala, técnicas de edição, como você se porta em frente a câmera até o seu carisma. Analise este ponto nos canais que você acompanha para ter referências e encontrar o seu estilo.

Por fim, utilize os recursos do YouTube para recomendar os usuários para outros vídeos do seu canal. Tela final, cards e vídeos recomendados na descrição e no primeiro comentário fixado funcionam bem.

Crescer no YouTube com canal nichado é a melhor opção e aumenta a retenção 

 

Nos últimos anos canais monotemáticos (que falam de um único assunto) são os que mais se destacam no YouTube. Isso é um reflexo da chegada dos algoritmos dentro da plataforma.

Naturalmente, os algoritmos apresentam vídeos relacionados as buscas e navegação de cada usuário na plataforma. Ou seja, existe um algoritmo para espectador do YouTube, por isso cada tela inicial do YouTube é única. Sendo assim, não tem como postar um vídeo, com a expectativa de aparecer para todo mundo na plataforma.

Sendo assim, criar um canal monotemático é a melhor forma de crescer no YouTube. Pois aumentam as suas chances de aparecer várias vezes para o mesmo espectador interessado no assunto do seu canal. Explico tudo isso em detalhes neste vídeo.

 

 

Porém, não basta ter um canal nichado para ter os vídeos mais recomendados. Existe uma série de fatores que influenciam no alcance orgânico dentro da plataforma.

Mas, ter um canal nichado ajuda na retenção geral, pois normalmente os espectadores tendem a assistir mais de um vídeo do canal.

Isso acontece, não por conta dos algoritmos, mas sim, pelo comportamento da usuário. Quem encontra o seus vídeos buscando pelo assunto principal do seu canal, normalmente está em busca de informação e solução. Ou seja, quando o espectador percebe que o seu canal oferece várias respostas relacionadas ao mesmo assunto, ele entende que este canal é referência neste assunto.

Logo, ele se inscreve e dedica maior atenção aos vídeos, aumentado assim sua retenção nos vídeos e no canal.

Não conte apenas com o algoritmo para crescer no YouTube e aumentar sua retenção 

 

É muito importante diversificar os meios de ser encontrado na internet. Como pode ver eu recomendei um vídeo do canal neste artigo, justamente para alcançar mais pessoas interessadas no assunto deste vídeo.

Desta forma, aumentam minhas chances de ter uma visualização com boa retenção, pois estou agregando valor ao conteúdo que apresento no vídeo.

De fato, crescer no YouTube não é uma tarefa simples, mesmo tendo boa retenção nos vídeos e seguindo tudo que viu até aqui. Porém, este é o famoso básico bem feito que funciona para todo mundo. Crescer no YouTube é algo que leva tempo, pode demorar meses e até anos para um canal alcançar as metas de monetização.

Mas, se você deseja utilizar o YouTube para alavancar o seu projeto profissional, promovendo os seus produtos e serviços, se colocar em prática tudo o que viu aqui terá bons resultados.