O marketing de conteúdo é um conjunto de estratégias de comunicação, que visa distribuir conteúdos úteis e relevantes para uma determinada audiência, com o objetivo de gerar mais oportunidades de negócios.

Além disso, ele é a base de toda estratégia de marketing digital, vendas e construção de marca. Neste artigo, vou explicar os objetivos do marketing de conteúdo e como implantar esta estratégia no seu projeto.

Atualmente, muitos profissionais e empresas estão investindo em plataformas de automação e tráfego pago. Porém, o que poucos sabem é que sem uma estratégia de marketing de conteúdo, estas plataformas de automação se tornam inúteis.

De fato, o marketing de conteúdo é a estratégia de marketing digital mais barata e com maior potencial de escalabilidade.

Marketing de conteúdo: Entenda o conceito desta estratégia 

 

O marketing de conteúdo, consiste em você criar uma série de conteúdos que direcionem sua audiência pelas etapas do funil de vendas.

Ou seja, antes de iniciar sua criação de conteúdo sua estrutura de vendas precisa estar pronta e validada. Portanto, analise seu processo de prospecção de clientes e todas as etapas que ele passa até o momento de compra. 

Depois disso, analise todos os pontos de contato que são utilizados nesta jornada de venda. Pode ser redes sociais, e-mail, telefone e plataformas de automação. 

O objetivo aqui é analisar seu processo de vendas e a comunicação feita em cada etapa. Se possível, utilize um CRM para deixar tudo o mais visual possível, com métricas e dados referentes a cada etapa desta jornada de vendas. 

Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo 

 

Agora que já mapeou sua jornada de venda, chegou a hora de criar uma estratégia de marketing de conteúdo. Existem quatro etapas muito simples para definir sua estratégia.

  • Objetivo de comunicação 

  • Objetivo de marketing 

  • Mídia e linguagem 

  • Etapa do funil 

Definindo estas quatro etapas, você conseguirá criar sua estratégia de marketing de conteúdo. Vou explicar em detalhes cada uma delas para que consiga iniciar a construção da sua estratégia o quanto antes.

O que é objetivo de comunicação 

 

Então, vamos começar pelo objetivo de comunicação que é diferente do objetivo de marketing. No caso, objetivo de comunicação está ligado aquilo que você deseja transmitir de ideia para sua audiência. 

Aqui, você pode criar conteúdos que promovam o valor agregado do seu produto ou serviço. Outros, que contem a história da sua marca para criar conexão com sua audiência. Ou mesmo, conteúdos que quebrem objeções comuns e recorrentes no momento de venda. 

Tudo isso, qualifica sua audiência e seus leads até o momento de compra. Portanto, trabalhe com estes objetivos de comunicação que vão além chamadas para ação. 

O que é objetivo de marketing 

 

O objetivo de marketing está ligado ao seu processo de vendas. Para definir o seu objetivo de marketing em uma estratégia de comunicação, você precisa ter em mente como, esta comunicação, vai impactar no seu processo de vendas.

Por exemplo, atrair mais leads é um objetivo de marketing. Pois aumentando sua base de leads, também aumentam as oportunidades de negócios.

Outro exemplo de objetivo de marketing, é direcionar a audiência para um ponto de conversão. Pode ser um grupo no WhatsApp ou contato direto com o seu time comercial. 

Saindo do campo pragmático, um objetivo marketing que gera muito resultado é aumentar o nível de consciência do público. Isso tem um impacto direto nas suas vendas, principalmente se você trabalha com serviços.

Como definir a mídia e linguagem no marketing de conteúdo 

 

Esta é uma importante etapa para o marketing de conteúdo, não bastar escolher as melhores mídias sem entender sua linguagem.

No caso, cada mídia e redes socias tem sua linguagem, que é como as pessoas se comunicam ali.

Vamos pegar o WhatsApp como exemplo, sua própria definição já diz tudo, uma plataforma de mensagens rápidas e instantânea. Ou seja, esta não é a melhor plataforma para conversas mais longas e trocas de mensagens grandes, pois esta não é a linguagem desta mídia.

Aqui vai algumas dicas para escolher suas mídias considerando suas respectivas linguagens.

  • Instagram: Todo de funil e criação de relacionamento, tem uma linguagem simples, rápida e objetiva

  • YouTube: Ótima mídia para criar conexão pois permite conteúdos mais longos e detalhados

  • WhatsApp: Linguagem simples e objetiva, ótimo para direcionar a audiência para um ponto de conversão

Agora, vale citar que sua comunicação precisa ser adequada a linguagem da sua audiência. Portanto, não tente seguir o padrão de comunicação, de influenciadores fora do seu nicho.

A melhor opção é trabalhar na construção da sua voz, sendo original e autentico. 

Entenda as etapas do funil no seu marketing de conteúdo 

 

Concluindo, chegou a hora entender como o marketing de conteúdo vai atuar nas etapas do seu funil de vendas. Para isso, basta alinhar sua produção de conteúdo com sua narrativa de vendas.

O marketing de conteúdo precisa reforçar sua narrativa de venda.

Por exemplo, os conteúdos de topo de funil deve auxiliar na sua prospecção de clientes. Diferente dos conteúdos de meio de funil, que precisam ser aliados na geração de valor agregado e quebras de objeções.

Fiz um vídeo completo, explicando como criar conteúdo de topo, meio e fundo de funil. Baseado em estratégias validadas de marketing de conteúdo muito utilizada no marketing digital.