A queda do alcance orgânico tem gerado grandes desafios para quem trabalha com marketing digital no Instagram. Esta, que ainda é uma importante rede social para promover produtos e serviços online.

De fato, são muitas as soluções que o Instagram oferece para estratégias de marketing de conteúdo. Basta prestar a atenção nas constantes atualizações da plataforma, todas estão ligadas a novas formas de engajamento com os conteúdos publicados.

Porém, quem trabalha com marketing digital no Instagram, deseja alcance orgânico. Até mesmo para testar todas estas ferramentas que a plataforma disponibiliza, para gerar engajamento, promovendo produtos e serviços de formas mais criativas.

Recentemente, foi divulgado que as publicações do Instagram podem aparecer nos resultados de pesquisa do Google.

Ou seja, estratégias de SEO para Instagram pode ser uma solução para o baixo alcance orgânico oferecido pela plataforma.

Marketing digital no Instagram: Entenda os desafios com a queda do alcance orgânico 

 

A redução do alcance orgânico trouxe muitos desafios para o marketing digital no Instagram. Pois não se trata apenas de audiência, quem trabalha com o Instagram profissionalmente, investe tempo e dinheiro na criação de conteúdo. Logo, espera ter algum retorno financeiro deste investimento.

Sendo assim, entre desafios que a queda do alcance orgânico trouxe estão:

  • Menos ROI para profissionais que investem no Instagram

  • Dificuldade no ganho de seguidores

  • Redução nas visualizações dos Reels

  • Menos cliques no link da bio

Estes, são apenas alguns dos desafio provenientes da redução do alcance orgânico. Claro, que são desafios que impactam apenas que usa o Instagram profissionalmente. 

Na prática, o novo algoritmo do Instagram favorece bastante quem utiliza o Instagram apenas para consumir conteúdos. Pelo fato de entregar conteúdos cada vez mais assertivos, baseados nos interesses de cada pessoa. 

Sendo assim, para quem trabalha com marketing digital no Instagram, resta fazer tráfego pago para alcançar estas pessoas que estão dedicando horas aos conteúdo apresentados pelos algoritmos.

 

 

Marketing digital no Instagram só funciona com tráfego pago e estratégia de comunicação 

 

Trabalhar com marketing digital no Instagram é unir tráfego pago com estratégia de comunicação. Mesmo com a chegada do SEO para Instagram e várias novidades de engajamento com os conteúdos, nada muda em relação ao alcance orgânico na plataforma.

Realmente, aquele alcance orgânico de dez anos atrás não voltará. Mesmo postando conteúdos de qualidade, com uma frequência diária em horários estratégicos, nada disso aumenta o alcance orgânico. Atualmente, para quem é afiliado ou tem o seu próprio produto, vai precisa investir em tráfego pago para trabalhar com marketing digital no Instagram.

Além disso, diversificar os meios de ser encontrado na internet é uma boa alternativa. No caso, ter um blog ou mesmo um canal no YouTube pode te ajudar a ser encontrado nos mecanismos de busca.

Muitos empreendedores estão reduzindo os investimentos feitos no Instagram, para investir no Google e YouTube que são locais que não descartam os conteúdos em menos de 24h. Sendo assim, analise sua estratégia de comunicação e estude como funcionam os mecanismos de buscas.

Crescer no Instagram organicamente está quase impossível sem alcance orgânico 

 

A verdade é que está quase impossível crescer no Instagram apenas postando conteúdos. Independente, da quantidade de conteúdos postados por dia ou por mês, nada muda em relação ao alcance orgânico. 

Falo isso, pois fiz o seguinte teste durante 8 meses em 2024. Postei um reels por dia durante 7 meses sem falhar, testei horários e até segui as dicas dos melhores horários. Além disso, investi em tráfego pago nas publicações que mais tiveram visualizações.

Outro ponto, que vale ressaltar é a qualidade dos conteúdos. Neste teste que ainda estou fazendo, estou postando cortes dos vídeos do meu canal no YouTube que leva o nome deste site “Além dos Algoritmos”.

Portanto, segui a risca tudo o que dizem por aqui sobre crescer no Instagram.

  • Escolha um nicho 

  • Crie conteúdo de qualidade (imagem e áudio)

  • Poste todos os dias 

  • Tenha paciência e continue postando 

Então, foi exatamente isso que fiz e estou fazendo durante 8 meses. Mas, não bastar falar sem mostrar tudo isso, por isso separei um print do meu Meta Business Suite para mostrar os resultados deste teste até aqui.

teste-instagram-2024

De fato, ficou bem claro no gráfico o ponto onde parei de investir em anúncios. Bem como, a discrepância entre o alcance dos anúncios quando comparados com o orgânico.  

Talvez, estes números façam sentido para empresas e profissionais com verba para investir em anúncios. 

Mas, para a maioria das pessoas que desejam alcance orgânico, para ter algum retorno financeiro e posteriormente investir, estes números mostram um cenário um tanto quanto proibitivo. 

Concluindo, a redução do alcance orgânico só agrava estes números apresentados aqui. Como pode ver, postei mais de 300 reels no período de 8 meses e não estou ganhando seguidores todos os dias, muito pelo contrário. 

Então, se você está postando conteúdo todos os dias na expectativa de “ativar o algoritmo” e começar a ganhar vários seguidores, espero ter te ajudado com os dados que mostrei aqui.