Neste artigo vou explicar algumas estratégias de marketing digital com Instagram humanizado. Atualmente, muito se fala sobre tráfego pago e estratégias para vender no Instagram, mas pouco se fala sobre a atual dinâmica da plataforma. 

Atualmente, o Instagram tem seguido os passos do Facebook, se tornando uma plataforma de anúncios para criadores de conteúdo.

Ou seja, o Instagram está deixando de ser uma rede social e se tornando uma mídia digital. 

Aquele conceito de rede social, com o objetivo de conectar pessoas por meio de conteúdos cotidianos tem caído por terra.

Hoje, o que se vê são conteúdos selecionados pelos algoritmos e anúncios. Sendo assim, a comunicação no Instagram tem se tornado uma via de mão única, excluindo a cada dia o “social” da rede social.

Estratégias de marketing digital humanizadas 

 

Cientes destas mudanças na dinâmica do Instagram, tem crescido estratégias de marketing digital com conteúdos mais humanizados.

Conteúdos humanizados são aqueles que fogem do padrão de anúncios publicitários. Porém, tem como objetivo promover produtos e serviços de forma mais orgânica, fugindo dos apelos comerciais que normalmente conhecemos.

Estas estratégias tem como base alguns conceitos.

  • Marketing de conteúdo

  • Inbound marketing

O marketing de conteúdo tem como premissa criar conteúdos relacionados a um determinado tema. Visando engajar uma audiência interessada em um terminado assunto, que orbita um nicho de mercado.

No caso, selecionar assuntos relevantes sobre o seu nicho e transformar em conteúdos para o Instagram é uma forma de trabalhar com marketing de conteúdo.

Somando isso com Inbound marketing, que é uma estratégia de atrair, qualificar e segmentar uma audiência visando conversão você começa a utilizar o Instagram de forma profissional para ter resultados. 

Atualmente, grande parte das pessoas, que querem utilizar o Instagram de forma profissional, tem ciência disso.

Consequentemente, isso torna o Instagram cada mais uma mídia digital e menos uma rede social. Devido o excesso de conteúdos com finalidade comercial, que são naturalmente divulgados pelos algoritmos e equalizados pelos anúncios.

Como criar estratégias de marketing digital humanizada 

 

Para criar estratégias de marketing digital humanizadas no Instagram, primeiro entenda que o Instagram ainda é uma rede social.

De fato, ele está perdendo o conceito de rede social na prática, mas as pessoas ainda navegam no Instagram, prioritariamente em busca de entretenimento.

Prova disso, é o engajamento do público com conteúdos de entretenimento. Por isso, marcas e criadores de conteúdo utilizam destes formatos para promover seus produtos e serviços no Instagram, seguindo a linguagem da plataforma.

Portanto, pense nos seguistes pontos para criar suas estratégias de marketing digital com conteúdos humanizados.

  • Entenda a linguagem do Instagram 

  • Analise os formatos de conteúdos em alta 

  • Fique atendo as tendência e assuntos do momento

  • Utilize formatos em alta e temas como referência para criar conteúdos 

  • Fuja dos padrões comerciais 

  • Crie conteúdos úteis e relevantes 

  • Não poste apenas sequências de ofertas 

Seguindo estas dicas, você conseguirá criar conteúdos mais humanizados. Conteúdos humanizados são mais simples de serem produzidos.

Normalmente, estes conteúdos são subestimados por quem está acostumado em promover ofertas com tráfego pago. 

Aparentemente, por fugir do padrão de ofertas, pode parecer que conteúdos humanizados não vendem.

Porém, muitas vezes um conteúdo relevante e humanizado, pode converter muito mais que uma oferta criativa. 

Benefícios de criar conteúdos humanizados para o Instagram 

 

De fato, todas as estratégias de marketing digital dependem do Instagram de alguma forma. Afinal, ele oferece todas as ferramentas para criar conteúdos criativos e ainda é a principal rede social.

Sendo assim, criar conteúdos humanizados, pode te ajudar com alguns desafios de quem trabalha com marketing digital.

  • Aumento no engajamento das publicações 

  • Maior alcance orgânico 

  • Qualificação de leads 

Isso porque, conteúdos humanizados tendem a ter mais engajamento. Pois normalmente são úteis e relevantes para pessoas interessadas nos assuntos que orbitam o seu nicho.

Consequentemente, este engajamento aumenta o alcance orgânico das publicações. 

Além disso, qualifica os seus leads para compra, conteúdos úteis e relevantes aumentam o nível de consciência da audiência, agrega valor e gera  credibilidade. 

Concluindo, conteúdos humanizados são considerados topo de funil, eles tem o objetivo de contribuir nas conversões. 

Ou seja, estes conteúdos de topo de funil fazem pressão, nos leads que estão no meio e fundo de funil. Agilizando assim, todas as demais etapas do funil de vendas definidos nas suas estratégias de marketing digital.