Neste artigo, vou explicar algumas estratégias de marketing digital, que dão suporte ao tráfego pago. Estas estratégias são fundamentais para agilizar o processo de vendas online. Independente do tamanho da sua empresa.

Marketing digital não se resume em fazer tráfego pago para ofertar em massa. Tampouco, fazer anúncios para aumentar uma base leads, visando ofertar por outros meios.

Atualmente, existem várias ferramentas e estratégias que complementam o tráfego pago. Ou seja, fazer anúncios é apenas uma das estratégias que devem ser aplicadas em conjunto com várias outras. Entre elas, estratégias de comunicação para cada etapa do funil vendas e da jornada de compra do cliente.

Por isso, não podemos resumir marketing digital a uma única ação estratégica.

Entenda como funciona o marketing digital omnichannel 

 

O marketing omnichannel é uma estratégia de vendas que utiliza de diversos canais de comunicação de forma integrada. Neste caso, aplica-se estratégias de comunicação integrada. Para que a comunicação seja coesa e efetiva em todos os meios.

Isso inclui, abordagem, atendimento, venda e pós venda. O marketing omnichannel tem como foco reter e fidelizar os cliente por meio da experiência de venda.

Este conceito é responsável pelo sucesso dos principais objetivos do marketing digital.

  • Qualificação de leads

  • Prevenção de churn

  • Construção de comunidade

  • Aumento das vendas online

Na prática, esta estratégia é mensurada por diversas ferramentas, que são utilizadas nesta comunicação 360. Mas, hoje em dia existem diversas plataformas de CRM que já oferecem soluções para unificar estes dados, cientes da tendência do marketing omnichannel.

Estratégia de marketing digital para segmentação de leads 

 

A segmentação de leads consiste na categorização estratégica destes contatos, com base em fatores relevantes que podem contribuir nas estratégias de vendas.

É muito comum encontrar empresas que consideram todos os leads oriundos do tráfego pago, qualificados e prontos para ofertar e vender. 

Mas, isso é um grande erro, pois o tráfego pago realmente é uma forma de atrair leads qualificados. Porém, para isso acontecer é necessário fazer várias campanhas e testes até chegar nesta assertividade. Considerando, que a maioria das empresas não tem este tempo e investimento, boa parte acabam investindo em leads frios e desqualificados. 

Sendo assim, ter uma estratégia básica de segmentação e qualificação de leads é fundamental.

  • Pergunta qualitativa 

  • Fonte do lead

  • Dada de cadastro

  • Data de contato 

  • Interesse 

Estas, são algumas informações básicas que podem te ajudar na segmentação da sua base de leads.

Começando pela pergunta qualitativa, que deve estar presente em todo processo de prospecção e segmentação. Para definir esta pergunta, pense em uma condição fundamental, que o seu lead precisa ter para ser o seu cliente. 

Algo que pode ajudar na definição desta pergunta qualitativa é analisar os padrões das vendas feitas no últimos meses. Analise detalhes como região que os clientes moram, perfil financeiro e interesses relacionados as soluções que você oferece. 

Na prática, você pode utilizar esta pergunta qualitativa no primeiro contato com o seu possível cliente, para saber se vale o esforço operacional. 

Além disso, também é possível enviar esta pergunta, junto com outras, como uma forma de pesquisa, para uma base de contato inativos. Aqueles que responderem esta pergunta qualitativa positivamente, segmente em uma planilha ou no CRM e inicie o processo de vendas. Esta é uma forma de segmentar uma base de leads fria ou mesmo inativa, visando fazer um remarketing.

Funil de vendas automatizados para estratégias de marketing digital 

 

Atualmente, tem crescido o número de ferramentas de CRM, com funções para automatizar todo o funil de vendas. 

Algumas, oferecem análises importantes no processo de gestão de tráfego pago, para auxiliar nas tomadas de decisões das campanhas ativas.

Tudo isso, usando IA (inteligência artificial) com metodologias e processos validados. Além disso, estas automações são fundamentais para empreendedores digitais, que ainda não tem equipes, para trabalhar nos processos de marketing digital.

Pois com estas automações é possível ofertar em massa, responder centenas de mensagens no WhatsApp e até mesmo vender. 

Talvez, você já tenha respondido um comando no Instagram, que te enviou uma mensagem no direct, te direcionando para um grupo no WhatsApp onde recebeu o link para uma vídeo aula gratuita. Pois é, tudo isso é feito automaticamente por meio de ferramentas de automação. 

Agora, imagine fazer tudo isso manualmente, entrando em cada comentário do Instagram, chamando um por um no WhatsApp. Enfim, poderia demorar semanas dependendo do volume de comentários. Mas, com as ferramentas de automação é todo este processo acontece em minutos. 

Concluindo, estas são algumas estratégias de marketing digital que complementam o tráfego pago. Independente do tamanho do seu projeto, saiba que é possível aplicar todas as soluções apresentadas aqui. 

Neste vídeo, explico em detalhes algumas estratégias de marketing digital que citei neste artigo.