Neste artigo, vou explicar porque as estratégias de marketing digital no YouTube são as mais eficientes. Principalmente, para quem busca consolidar uma marca e economizar com tráfego pago.

Quando falamos de vídeos na Internet logo lembramos do YouTube. O YouTube ainda é a principal plataforma de vídeo no Brasil, com números muito favoráveis para criadores de conteúdo e anunciantes. 

Sem dúvidas, uma das principais vantagens do YouTube é o fato dele ser um buscador. Ou seja, os vídeos publicados no YouTube tem uma vida útil, muito superior aos vídeos curtos das redes sociais. 

Além disso, os conteúdos publicados no YouTube são apresentados nos resultados de pesquisa do Google. 

Marketing digital no YouTube: Planejamento e estratégias 

 

Para iniciar uma estratégias de marketing digital no YouTube, primeiro você precisa de um projeto pronto. No caso, uma estrutura que promova o seu produto ou serviço. Sem isso, seus vídeos não terão um propósito além das visualizações.

É muito importante que o seu canal tenha um propósito dentro do seu projeto. Algo, que vá além da quantidade de inscritos e horas de visualizações necessárias para ativar a monetização com o Adsense.

  • Aumentar o nível de consciência dos clientes 

  • Posicionamento de marca 

  • Presença digital 

  • Alcance orgânico 

  • Tráfego orgânico 

Tudo isso, são fatores que podem potencializar suas vendas online. Estes são alguns dos objetivos de todos que utilizam o YouTube de forma profissional, para aumentar suas vendas online.

 

 

Como crescer no YouTube postando Shorts (vídeos curtos)

 

O YouTube Shorts é uma excelente opção para crescer um canal pequeno. Além de ser uma ótima ferramenta para quem deseja utilizar o YouTube de forma profissional.

Porém, não se engane pensando que criar vídeos curtos é uma forma mais simples de manter um canal ativo.

Pois dependendo de como deseja promover seu produto ou serviço, criar um vídeo curto, pode ser mais trabalhoso do que criar um vídeo longo.

Mas, no geral os shorts do YouTube geram mais alcance e visualizações do que os vídeos longos. Consequentemente, acabam gerando mais inscritos para o canal do que os vídeos longos.

No entanto, as visualizações dos vídeos curtos tem um valor menor. Pelo fato, de os vídeos curtos não gerarem o mesmo impacto que os vídeos longos geram.  

Pare de postar vídeos curtos nas redes sociais e comece a postar no YouTube 

 

As visualizações de vídeos curtos são vazias e estão longe de ter o mesmo valor que os vídeos longos. Por isso, vídeos curtos são utilizados apenas como topo de funil, para atrair e entreter uma audiência.

Principalmente, nas redes sociais, onde a maioria das pessoas estão ali em busca entretenimento. Poucas são as pessoas, que esperam encontrar conteúdos úteis e relevantes nas redes sociais. 

Porém, este cenário muda quando falamos do YouTube. Como o YouTube é um mecanismo de busca, caso o seu vídeo curto de até 1min seja a resposta para uma pergunta, ele será apresentado nos resultados de pesquisa.

Portanto, caso seu conteúdos profissional não se enquadre nos padrões das redes sociais, saiba que no YouTube seu conteúdo informativo tem bastante valor.

O YouTube é a melhor plataforma para trabalhar com marketing digital 

 

Credibilidade, posicionamento e tráfego orgânico são objetivos primários de quem trabalha com marketing digital. O YouTube é a única plataforma para construir estes três pilares.

Nenhuma plataforma de vídeos tem a mesma credibilidade que o Youtube tem. Prova disso, são as marcas que investem grandes valores em publicidade no YouTube, muito mais que em outras plataformas.

Os usuários no YouTube dedicam maior atenção aos vídeos. Atenção é tudo o que você precisa para promover e vender seus produtos e serviços. 

Concluindo, o marketing digital no YouTube, não resume em adicionar link na descrição dos vídeos. É necessário entender a linguagem da plataforma, definir uma estratégia de comunicação e um planejamento de conteúdo.

Explico tudo isso de forma detalhada neste vídeo.