A noticia da queda do Instagram, Facebook e WhatsApp nesta terça feira (5) preocupou muitas empresas. Principalmente as que utilizam estas plataformas como parte de um fluxo de vendas, ou mesmo, para vender diretamente.

Atualmente, são várias as empresas e empreendedores digitais que atual 100% do tempo nestas plataformas. Por exemplo, afiliados, social media, agências de publicidade, representantes comerciais.

Além disso, saindo do universo comercial hoje em dia estas são ferramentas de atendimento ao cliente também. Muitas empresas utilizam como principal plataforma o WhatsApp como SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Com objetivo não apenas de tirar dúvidas, mas de resolver problemas críticos muitas vezes.

Sendo assim, minutos que estas plataformas ficam fora do ar geram horas de atraso para muitas empresas.

Sem falar dos impactos financeiros que podem ser causados. Então, neste artigo vamos apresentar algumas soluções para amenizar estes impactos que podem ser causados por uma possível queda ou instabilidade do ecossistema Meta.

Instagram, Facebook e WhasApp fora do Ar

 

Existe uma máxima que diz: “nunca coloque todos os ovos em uma cesta só”. Sem dúvidas, esta frase se aplica muito bem nesta possível situação.

Nos últimos anos surgiram muitas empresas, principalmente Startups com ótimas soluções de vendas por meio destas plataformas.

Estas também sofrem com a queda do WhatsApp, Instagram, Facebook e com as constantes atualizações técnicas destas plataformas.

Por outro lado, quem utiliza estas redes sociais de forma profissional. Seja para vender ou atender os clientes, precisa considerar que mais cedo ou mais tarde algum problema pode acontecer. Embora a Meta seja uma gigante da tecnologia, ela não está livre de problemas micro e macro ambientais.

Como se proteger da queda do WhatsApp, Instagram e Facebook

 

Neste caso, algumas soluções antigas e até negligenciadas nos dias atuais, podem reduzir grandemente os impactos causados pela queda dos produtos Meta.

  • SDR

  • E-mail marketing

  • Telegram 

  • SEO

  • Google ADS 

Tudo isso, são algumas soluções que podem manter sua operação de marketing e vendas rodando. Mesmo com uma possível queda do WhatsApp, Instagram e Facebook.

Ter um time SDR (fazendo ligações de vendas, pode parecer antigo e pouco eficaz na era das automações. Mas, ter este fluxo rodando mesmo que em paralelo as automações pode ser muito importante e gerar resultados expressivos em suas vendas.

O e-mail marketing ainda funciona muito bem, mesmo com os produtos Meta dominando, entra ano e sai ano ele continua firme e forte.

O Telegram chegou como alternativa ao WhatsApp. Mesmo não sendo tão popular entre usuários comuns, ele vem crescendo bastante entre profissionais do digital.

Além disso, SEO é uma excelente estratégia de geração de tráfego. Certamente, é uma das melhores estratégias para economizar com tráfego pago, conseguir leads qualificados de forma orgânica e aumentar sua presença digital. Ou seja, no caso de uma queda do Instagram e Facebook você não deixaria de aparecer e ser encontrado.

Por fim, o Google ADS que merece a mesma atenção e dedicação que o Facebook ADS. Inclusive, para alguns mercado ele é melhor opção quando o assunto é tráfego pago focado em leads e vendas.

Estas são algumas alternativas para evitar os impactos da queda dos produtos metas. Confira este vídeo do canal para conferir como criar um funil de vendas eficaz e utilizar nestas alternativas ao Instagram, Facebook e WhatsApp.