Existe uma estratégia de marketing digital antiga, mas que funciona até hoje. Esta estratégia se chama inbound marketing e tem como base a criação de conteúdo estratégico combinado com uma narrativa de vendas.
O inbound marketing foi criado em 2006 por Brian Halligan e Dharmesh Shah, ambos são criadores do HubSpot.
Porém, esta estratégia se popularizou em meados de 2010 com o avanço da internet. Logo, grandes cases de sucesso foram surgindo, junto com novas ferramentas e tecnologias que sofisticaram o inbound marketing.
Entre elas, plataformas de CRM, ferramentas de automações de mensagens e recentemente a inteligência artificial.
Tudo isso, tornou esta estratégia mais mensurável e escalável. Nos últimos anos surgiram diversos métodos e estratégias de marketing digital embasados neste conceito, com nomes comerciais atrativos como “maquina de vendas” entre outros.
Tudo isso, popularizou a lógica desta estratégia, que acabou se tornando sinônimo de marketing digital.
Estratégia de marketing digital e inbound marketing
Uma estratégia de marketing digital é composta por diversas ações, que tem como objetivo alcançar um resultado. Ou seja, não podemos definir uma única ação como uma estratégia completa de mkt digital.
O inbound marketing é uma estratégia composta por diversas ações.
Estratégia de comunicação
Narrativa de vendas
Captura de pontos de contato
Oferta
Venda
Para cada um destes pontos existem um método, um passo a passo em sequencia lógica.
Pois sem uma estratégia de comunicação, não é possível criar as copys para abordagem, relacionamento e oferta.
Além disso, após a captura do lead toda a comunicação, precisa estar pronta e automatizada, até o momento das ofertas que são testadas.
Como construir uma estratégia de marketing digital
De fato, existem vários níveis de estratégia de marketing digital. Mas, a melhor estratégia é aquela que serve para o seu negócio e atenda as suas necessidades.
Por isso, para construir uma estratégia de marketing digital, comece analisando os seus recursos financeiros e operacional no momento.
Se você tem uma pequena ou média empresa, comece pelas estratégicas básicas.
Site funcional
Conteúdo para as redes sociais
CRM organizado
Processos operacionais
Processo de vendas
Sim, pode parecer algo muito simples se comparado com as estratégias complexas de marketing digital apresentada por agências.
Porém, muitas empresas e empreendedores não conseguem resultados com as estratégias avançadas, justamente, por não terem este básico rodando de forma fluída.
Normalmente, quando profissionais de marketing e agências param para analisar esta estrutura, acabam encontrando sites e páginas de vendas ruins. Redes sociais completamente abandonadas e sem utilidade comercial.
Além de uma CRM completamente desorganizado e desestruturado, por consequência da falta de processos operacionais e comerciais.
Sendo assim, não tem como implantar uma estratégia de marketing digital, que requer o mínimo de estrutura e organização para rodar.
Entenda a estrutura operacional do marketing digital
Existe uma estrutura operacional básica para que um setor de marketing digital funcione bem. Ao contrário do que muitos pensam, marketing digital não se resume a tarefas operacionais.
Sendo assim, uma estrutura básica de marketing digital precisa ser divida entre estratégica e operacional.
Gestor de tráfego
Social media
Normalmente, o gestor de tráfego é responsável por gerir a verba destinada ao tráfego pago da melhor forma possível. Além disso, ele analisa as estratégias de comunicação, segmentação de público e gera relatórios. Com base nestes dados ele auxilia na criação de novas estratégias para alcançar os objetivos e metas de conversão.
Já o social media é responsável por fazer a parte operacional. Como criação de artes para as redes sociais, conteúdo para as páginas de vendas e analise de métricas relacionadas a comunicação.
Perceba, que o gestor de tráfego está mais próximo das estratégias e o social media mais próximo o operacional. Sendo assim, se um gestor de tráfego passar a maior parte do tempo, preso em tarefas operacionais, não conseguirá fazer o trabalho analítico e estratégico.
Como investir em inbound marketing fazendo o básico bem feito
Ao contrário do que muitos pensam, esta estratégia de marketing digital é bem simples de ser implantada.
Segundo pesquisas grande parte das empresas no brasil tem um sistema de CRM em sua estrutura. Ou seja, a maioria das empresas tem em seus registros algum ponto de contato com seus clientes, seja um e-mail ou telefone.
Sendo assim, para criar uma estratégia de inbound basta criar uma estratégia de comunicação, com o objetivo de criar relacionamento com esta base de clientes.
Porém, este é o grande desafio da maioria das empresas.
Pois existe uma grande diferença entre enviar uma comunicação e fazer SPAM. Infelizmente, poucas empresas investem em uma comunicação que vá além de ofertas e promoções.
Uma estratégia de marketing digital composta com inboud marketing exige:
Conteúdos de relacionamento
Conteúdos de engajamento
Conteúdos de posicionamento
Conteúdos de conexão
Conteúdos de níveis de consciência
Entre outros, que vão muito além de promoções e ofertas enviadas em massa.
Além disso, entenda a linguagem e o objetivo de cada mídia, para trabalhar sua estratégia de comunicação e atrair novos leads.
Atualmente, as redes sociais são ótimas opções para promover produtos, serviços e construir uma audiência.
Porém, nem todo mundo navega pelas redes sociais com o objetivo de comprar algo. Normalmente, as pessoas navegam pelas redes sociais em busca de informação e entretenimento. Isso já explica como você deve se posicionar nas redes sociais e o estilo de conteúdo que deve ser criado.
Foco nas estratégias de SEO para ser encontrado na internet
Esta é a estratégia de marketing digital que mais somou com o inbound marketing. SEO (otimização para mecanismo de busca) é um conjunto de estratégias que visa gerar tráfego orgânico.
Ou seja, te torna encontrável em mecanismos de buscas como o YouTube e Google. Atualmente, o TikTok vem crescendo também como buscador entre as novas gerações.
Certamente, SEO é melhor forma de atrair leads qualificados, com grandes chances de comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.
Diferente do tráfego pago, onde você aparece para um público frio, aqui você é encontrado por pesquisas onde já existe uma intenção de compra, por exemplo:
“Os melhores tênis para corrida”
Quem pesquisa por isso no Google, já tem a intenção de comprar um tênis para correr. Neste caso, se a resposta para busca for a sua loja virtual, terá grandes chances de vender para esta pessoa.
Se você tem uma site ou loja virtual, vale a pena investir em SEO visando ser encontrado e atrair os melhores leads para sua estratégia de inbound marketing.
Esta, que é a estratégia de marketing digital mais antiga e que funciona até hoje, se aplicada com todas as dicas que viu até aqui.