O novo algoritmo do Instagram foi anunciado, com a promessa de priorizar conteúdos originais. Além de reduzir contas com conteúdos replicados massivamente, conhecidas como contas dark.

Porém, quatro meses depois do comunicado sobre o novo algoritmo do Instagram, na prática, não teve nenhuma grande mudança.

De fato, esta atualização foi superestimada por muitos criadores de conteúdo. Pois criaram a expectativa de um aumento no alcance orgânico, para conteúdos originais.

Sem dúvidas, manter criadores de conteúdo motivados em criar conteúdos originais, é um grande desafio para o Instagram.

Afinal, quanto menos conteúdos originais, maiores são as chances da plataforma perder sua audiência. Portanto, estas mudanças na dinâmica da plataforma, visa motivar criadores a criarem conteúdos originais.

Para que os usuários comuns, não saiam do Instagram por excesso de conteúdo mais do mesmo.

Novo algoritmo do Instagram e suas principais mudanças 

 

Então, vamos as principais mudanças na dinâmica deste novo algoritmo do Instagram.

  • Contas com mais de 10 conteúdos replicados em 30 dias será penalizada

  • Conteúdos duplicados não serão promovidos no explorar

  • Periodicamente o Instagram substituirá repost pela publicação original

  • Criadores do conteúdo original serão notificações da alteração citada acima

Então, como viu aqui, em nenhum momento foi citado aumento de alcance orgânico. Além disso, estas penalizações não estão ligadas a redução de alcance orgânico diretamente.

Neste caso, a redução do alcance ocorre por consequência de excesso de ações repetidas.

Como replicar conteúdos várias vezes e duplicar conteúdos originais. Neste caso, pode ocorrer bloqueios temporários das funções executadas repedidas vezes e perda conta em casos de descumprimento das regras da plataforma.

Se você deseja aproveitar este momento para se destacar no Instagram, invista na criação de conteúdo original e autoral.

Não para ter maior alcance orgânico, pois isso não vai acontecer. Para crescer no Instagram você precisa combinar conteúdo original e estratégico com tráfego pago. Até aqui nada mudou nesta atualização da plataforma.

Mas, estas atualizações contra conteúdos duplicados, replicados e canais dark, podem favorecer você, criador de conteúdo autoral e original.

Como aproveitar as vantagens do novo algoritmo do Instagram 

 

Para aproveitar as vantagens do novo algoritmo do Instagram, basta focar na criação de conteúdo original no seu perfil.

Sendo assim, evite compartilhar e replicar conteúdos de terceiros, principalmente no seu feed. Desta forma, estará bem distante das punições desta atualização da plataforma.

Na verdade, o que o Instagram mais quer é conteúdo autoral, criado por você dono da conta. Atualmente, com a dinâmica do algoritmo é muito difícil se destacar com conteúdos muito diferentes dos que estão em alta. Não que seja impossível, mas exige bastante esforço e investimento.

Sendo assim, utilize estes conteúdo que estão sendo duplicados e replicados em massa, como referência para criar os seus conteúdos.

Como são conteúdos que estão em destaque, aproveite a linguagem deles para engajar com os seus seguidores. Desta forma, conseguirá promover os seus produtos e serviços utilizando a linguagem da plataforma.

Entenda que os Instagram não é uma vitrine online, as pessoas estão ali majoritariamente em busca de entretenimento.

Como promover produtos e serviços no Instagram sem aparecer 

 

Este é o desafio que o novo algoritmo trouxe para empresas e profissionais. Divulgar produtos e serviços sem aparecer, por meio de conteúdos autorais e originais no Instagram.

Nos últimos anos com a redução do alcance orgânico e dinâmica de entrega dos algoritmos, conteúdos no Instagram tem tido uma vida útil cada vez menor.

Normalmente, a vida útil de um conteúdo no Instagram não passa de 48h.

Ou seja, depois deste período seu conteúdo será esquecido pelos algoritmos. A solução é promover aqueles conteúdos que tiveram melhor performance organicamente.

Ciente disso, simplifique sua criação de conteúdo para criar conteúdos em massa. Promova apenas aqueles conteúdos institucionais que investiu na criação.

Desafios a parte, este é um bom momento para conteúdos profissionais e institucionais.

O Instagram se tornou uma rede social comercial com foco e soluções para marcas 

 

Sem dúvidas, esta soluções do novo algoritmo do Instagram vai favorecer muitas empresas e marcas. Ou seja, se você tem um produto ou serviço e investe na criação de conteúdo, saiba que seu conteúdo estará assegurado no Instagram.

Pois com estas novas regras, caso o seu conteúdo se destaque, dificilmente alguém conseguirá reutilizá-lo, para crescer no Instagram e vender com este conteúdo que você investiu na criação.

Além disso, conteúdos de produtos tem tido maior destaque na plataforma. Bem como, conteúdo de passo a passo conhecidos como vídeos “satisfatórios” no Instagram e nas plataformas.

Este sem dúvidas é o momento das marcas e empresas no Instagram. Faz tempo que a plataforma deixou de ser aquela rede social focada em fotos, utilizada como diário pessoal por blogueiros.

Hoje, pequenas e médias empresas conseguem crescer seu faturamento com o Instagram. Atraindo mais clientes, aumentando números de pedidos e gerando negócios sem ter que buscar grande audiência. Utilizando apenas os recursos que a plataforma oferece para aparecer e segmentar as pessoas certas.