A melhor estratégia de conteúdo é aquela que serve para seu projeto. Além disso, ela precisa ter processos replicáveis para garantir a sua frequência de criação e publicação, algo que é muito importante nesta era dos algoritmos.

Uma estratégia de conteúdo é constituída por processos e métodos personalizados. No caso, um conjunto de atividades em sequencia lógica, que serve para automatizar e agilizar a operação.

Sem isso, será muito difícil manter a frequências nas redes sociais para alcançar seus objetivos. Mas, neste artigo vou te apresentar um processo para implantar o quanto antes.

Atualmente, mesmo com as ferramentas de IA muitos profissionais e empreendedores, não conseguem criar um ritmo de criação de conteúdo para agilizar seus resultados com marketing digital.

Se esta é sua situação as soluções que vou apresentar aqui podem te ajudar.

Estratégia de conteúdo: Processo criativo passo a passo 

 

Antes de iniciar uma estratégia de conteúdo, é importante entender como implantar um processo criativo.

Talvez, você já tenha em mão ferramentas, metodologia e todo o passo a passo. Mesmo assim, está com as redes sociais e seu marketing digital parado, por não conseguir fazer o que tem que ser feito.

Um erro comum é tentar colocar em prática, de uma vez só, todas as atividades.  Isso é muito comum entre empreendedores que ainda não tem equipe e precisam fazer tudo sozinhos.

Vamos a uma estratégia de criação de conteúdo que funciona.

Segunda Feira: Iniciar edição de imagens, vídeos e cortes de vídeos 

Aqui, você vai apenas iniciar as edições indo até onde conseguir com o tempo que tem. Ou seja, não tem a necessidade de separar um dia inteiro para editar conteúdos, apenas inicie.

Terça Feira: Conclua as edições e organize os arquivos 

Agora, que já iniciou as edições basta finalizar e revisar os conteúdos. Procure por pontos de melhoria e organize os arquivos para dar os próximos passos.

Novamente, não precisa passar dia inteiro fazendo pequenas alterações e organizando arquivos em ferramentas de organização.

Quarta Feira: Revisão e agendamento dos conteúdos 

Então, chegou o momento de programar os conteúdos que iniciou a edição, você pode usar o  Meta Business Suite para agendar seus conteúdos no Instagram.

Além disso, você pode iniciar os procedimento para agendar seus conteúdo no TikTok e YouTube.

Quinta Feira: Descrições, links, capas e títulos 

Agora que agendou os conteúdos, chegou a hora de fazer toda a parte técnica e SEO. No caso, se você tem um canal no YouTube deve saber que da importância das descrições, links, capas e títulos.

Estes procedimentos podem levar algumas horas para serem feitos. Mas, como passou os dias anteriores fazendo tudo com calma, agora pode se dedicar aos detalhes sem pressa.

Sexta Feira: Análise de resultados e publicação 

Analisar os resultado dos conteúdos anteriores e das suas mídias digitais é fundamento. Mas, só conseguirá fazer isso se tiver com a parte operacional organizada.

Portanto, separe algumas horas para analisar e interpretar as métricas do seu canal e conteúdos individuais.

A estratégia de conteúdo ideal para postar em várias plataformas 

 

Atualmente, com ferramentas de IA como a Opus Clip você consegue gerar cortes de um vídeo do YouTube para todas as redes sociais.

Com a Inteligência Artificial ficou mais fácil criar conteúdos em massa. Já que agora você pode transformar um vídeo do YouTube em diversos cortes para o TikTok e Instagram.

Estar presente nas principais redes sociais hoje em dia é fundamental. Pois a atenção das pessoas está dispersa nas centenas de conteúdos apresentados pelo algoritmo em poucos minutos.

Então, quanto mais planejado e organizado você for com seus processos, mais sucesso terá em suas redes sociais.

Concluindo, otimize este planejamento semanal na sua rotina e na rotina da sua empresa. Persista e otimize cada etapa semana após semana para encontrar o melhor fluxo de trabalho para você e sua empresa.