O erro mais cometido nas estratégias de marketing digital ainda é o SPAM. Na prática, é o envio de ofertas em massa por e-mail, WhatsApp e até mesmo nos direct das redes sociais.

Atualmente, tem crescido o número de ferramentas e plataformas de CRM que oferecem soluções de comunicação em massa. Porém, muitas empresas utilizam esta funcionalidade sem estratégia de comunicação e processos operacionais bem definidos.

A consequência disso são números de WhatsApp bloqueados, contas banidas e reclamações dos clientes.

Por isso, neste artigo vou apresentar algumas soluções para utilizar estas tecnologias de forma mais assertiva. De fato, estas plataformas de CRM e ferramentas de comunicação em massa, podem potencializar muito os resultados de toda empresa, se utilizadas corretamente.

Estratégias de marketing digital com automações de mensagens 

 

O conceito das plataformas de automação é unir estratégia de comunicação e dados. Ou seja, vai muito além de se comunicar em massa, pois estas plataformas geram dados que são apresentados em sua dashboard.

  • Mensagens enviadas

  • Engajamento

  • Receita influenciada

Estes, são apenas alguns dos dados que estas plataformas geram. Para mensurar volumetria e resultados gerados por meio da estratégia de comunicação.

Com base nestes dados é possível fazer testes e otimizações nas estratégias de marketing. Pois estas automações são apenas parte de um processo de vendas que envolve metodologias e pessoas. Ou seja, antes de contratar uma plataforma de automação ou um empresa para fazer este serviço, sua empresa precisa ter processos definidos e mão de obra para operar esta tecnologia.

O grande problema das estratégias de marketing digital (SPAM)

 

Considera-se SPAM todo o envio de oferta em massa para um público frio. No caso, público frio são pessoas que nunca ouviram falar da sua marca ou empresa.

Bem como, uma base de clientes que compraram de você em algum momento e nunca mais tiveram contato com sua marca.

Além disso, existe uma prática muito comum que é a compra de base de leads. Que é quando empresas compram números de telefone e e-mails com a intenção de disparar ofertas em massa, por meio destas ferramentas de automação.

De fato, esta prática gera algumas conversões em vendas. Porém, esta prática é responsável por deixar duas métricas importantes para todo negócio no negativo.

  • ROI

  • LTV

Primeiro, dificilmente um negócio escala fazendo SPAM, pois o retorno do investimento desta prática (ROI) acaba sendo baixo.

Normalmente, bases de leads costumam ser bem caras, atualmente o CPL (custo de aquisição por leads) está cada vez mais alto. Portanto, quem investe em captura de leads está aumentando o preço destas bases.

Além disso, tem o fato dos bloqueios de SPAM, tanto por parte das plataformas e operadoras e, pelas próprias pessoas, que denunciam manualmente mensagens que identificam como SPAM.

Logo, empresas não conseguem reter os clientes por meio de uma comunicação e relacionamento, visando vender novamente para estes clientes, que o conceito do LTV.

Ou seja, enviar ofertas em massa para uma base fria não gera nenhum benefício para empresas. Algumas vão além, investindo em time operacional para ligar, mandar mensagens e insistir em contatos com estas bases de leads.

No fim, acabam apenas tendo um custo operacional que não se paga.

Estratégia de marketing digital com funil de vendas sem SPAM

 

Existem alguns passos simples, para evitar a prática de fazer fazer SPAM.

  • Segmentar a base de leads

  • Personalizar as mensagens para cada etapa do funil

  • Otimizar a frequência de mensagens

Você pode segmentar a sua base de leads de diversas formas. Normalmente, algumas plataformas de CRM oferecem segmentações automáticas e time de Sucesso do Cliente para auxiliar nestas estratégias.

Após segmentar sua base de leads, personalize as mensagens para cada etapa do funil. Isso é importante para guiar e qualificar estes leads do topo do funil até o momento de compra.

Por fim, otimizar a frequência de mensagens é um ponto muito importante. As vezes, você está fazendo tudo certo, desde a segmentação da base até a otimização dos conteúdo para cada etapa do funil. Mas, está enviando mensagens para sua base de leads com uma frequência muito alta, por conta disso eles acabam considerando SPAM.

Portanto, cuidado com a frequência de mensagens que envia para sua base de leads. Faça testes, para descobrir qual é a frequência ideal de mensagens para sua base, comece com uma frequência baixa e vá aumentando gradativamente.

Caso sinta que está tendo uma alta taxa de rejeição, comece a reduzir para encontrar o ponto de equilíbrio.

Fiz um vídeo onde me aprofundo em cada um destes pontos que apresentei neste artigo.