Crescer no YouTube é o objetivo de todos que tem algum projeto online. Principalmente, pelo fato do YouTube ser o segundo maior buscador da internet e ter uma audiência mais qualificada que as demais redes sociais.
Porém, nos últimos anos crescer no YouTube não tem sido uma tarefa fácil. Foram muitas as mudanças na dinâmica da plataforma, além do surgimentos de concorrentes que disputam a atenção dos fãs de vídeos.
Tudo isso, vem desmotivando criadores de conteúdo e profissionais de marketing digital, que buscam utilizar o YouTube para gerar mais oportunidades de negócios.
Neste artigo, vou explicar como superar estas dificuldades de crescer no YouTube. Ainda é possível crescer um canal, definindo metas e objetivos tangíveis e realistas.
Crescer no YouTube com os objetivos profissionais corretos
Então, se você tem um projeto online profissional é importante definir os objetivos certos para crescer no YouTube.
Na prática, existe uma diferença entre profissionais e blogueiros (criadores de conteúdo). Esta diferença está nos objetivos e processos na rotina de criação de conteúdo.
Normalmente, blogueiros buscam monetizar sua audiência, por meio de anúncios e indicação de produtos e serviços. Além disso, boa parte tem como objetivo promover sua própria imagem e posicionamento.
Por outro lado, profissionais e empresas buscam promover seus produtos e serviços. Diferentemente dos criadores de conteúdo, profissionais e empresas, tem como centro da comunicação suas soluções e resultados que oferecem.
Alguns objetivos relevantes para você, profissional, buscar crescer no YouTube.
Alcance orgânico no médio e longo prazo
Maior engajamento com o público
Posicionamento nos mecanismos de busca
Tráfego orgânico qualificado
Estes são objetivos baseados nos principais benefícios de criar conteúdos para o YouTube. Note, que são objetivos que vão além da audiência pela audiência.
Como superar a falta de visualizações para crescer no YouTube
Realmente, conseguir visualizações no YouTube tem sido o principal desafio dos canais pequenos. Mesmo porque, são as visualizações que potencializam todas as métricas que fazem um canal crescer.
Taxa de clique
Retenção
Engajamento
A única forma de superar a falta de visualizações para crescer no YouTube é postando vídeos regularmente.
De fato, quando olhamos um vídeo sem receber visualizações por semanas, logo pensamos que o YouTube não está divulgando este vídeos.
Porém, se olhar as impressões, verá que gradativamente o vídeo está sendo apresentado na plataforma. As vezes, um vídeo pode demorar meses para começar a receber visualizações de forma consistente.
Sendo assim, para não desmotivar, encare o YouTube como parte do seu projeto como todo. Além disso, não conte apenas com o alcance orgânico da plataforma, distribua os vídeos nas demais mídias digitais do seu projeto.
Também é importante criar vídeos com propósitos bem definidos. No geral, todos os seus conteúdos precisam contribuir para o seu objetivo principal que é gerar conversões.
Entenda até onde você conseguirá crescer no YouTube
Atualmente, você consegue ter uma noção do quanto conseguirá crescer no YouTube. Principalmente, canais nichados, com conteúdos relacionados a um produto ou serviço de determinada marca.
Para isso, basta pesquisar os 10 maiores canais do seu nicho e olhar a quantidade de seguidores de cada um deles.
Desta forma, você vai saber qual o seu ponto de partida e até onde conseguirá chegar.
Esta é uma analise muito relevante, pois mostra que os números para canais profissionais, são bem diferentes de canais de entretenimento.
Sendo assim, tenha sempre como parâmetro canais no YouTube e mídias digitais relacionadas ao seu tema central.
Concluindo, o principal desafio para crescer no YouTube atualmente é vencer a barreira do tempo com paciência. Postando vídeos com objetivos que vão de encontro com o seu modelo de negócios.