Nos últimos anos o marketing digital se popularizou e evoluiu muito rápido, neste artigo vou apresentar os principais conceitos e estratégias que vem ganhando destaque.

É muito importante estarmos atentos as novas tendências e estratégias de marketing digital. Algumas, são passageiras e não sobrevivem aos avanços culturais e tecnológicos. Mas, outras chegam para atualizar, todo o processo de compra e venda, por meio do digital.

Na prática, você não precisa aplicar e testar todos estes conceitos e estratégias. Porém, se fizer sentido para o seu modelo de negócio, vale a pena implantar na sua operação de marketing digital e vendas.

Marketing digital é um conjunto de estratégias aplicadas de forma integrada, que tem como objetivo alcançar um resultado pré-definido.

O marketing digital tem um novo SEO (otimização para os mecanismos de busca) 

 

Umas das atualizações mais relevantes do marketing digital nos últimos tempos foi o SEO. Antes, as estratégias de otimização para os mecanismos de buscas (SEO) orbitavam apenas em sites, blogs e YouTube. Agora, este conceito chegou nas principais redes sociais.

Atualmente, o Google já entrega conteúdos do TikTok e Instagram como resultado de pesquisa. Ou seja, podemos pensar em estratégias de SEO para Instagram pensando em ser encontrado nas buscas do Google. 

Com isso, surge um novo conceito intitulado SMO (Social Media Optimization). Consiste em otimizar os conteúdos das redes sociais para ser em encontrado nas pesquisas do Google.

Agora, com o SMO conteúdos didáticos ganham protagonismo. Além disso, algumas funções, antes negligenciadas, passam a ter um propósito, como é caso das legendas nas fotos e vídeos, que agora se tornam espaço para trabalhar palavras chaves no SMO. 

 

Conheça Smarketing o novo conceito de marketing digital das empresas 

 

Agora, marketing digital trabalha de forma integrada com a área comercial. Esta dinâmica gerou um novo conceito, que uniu as palavras sales (vendas) e marketing, assim surgiu Smarketing.

Na prática, Smarketing são processos de vendas, onde os times de marketing e vendas, participam em plena sinergia.

Por exemplo, marketing atua na prospecção e qualificação dos leads com ferramentas de automação. Agilizando assim o trabalho do time comercial, que ganhar mais tempo para otimizar as vendas. 

O marketing digital no início era tratado como uma estratégia isolada, principalmente o tráfego pago. Com o tempo as empresas foram percebendo os ruídos na comunicação entre marketing e vendas. Leads capturados com uma narrativa, vendas trabalhando com outros argumentos, consequência disso, prejuízos para as marcas e empresas. 

Mas, com o Smarketing isso vem mudando nas pequenas e médias empresas, pelos benefícios desta metodologia.

  • Venda mais ágil e fluída 

  • Processos mensuráveis 

  • Comunicação integrada 

  • Funil de vendas mais otimizado 

  • Aumento na geração de dados e métricas 

Estes são alguns dos principais benefícios do Smarketing, este novo conceito derivado do marketing digital.

Marketing digital com menos tráfego pago e mais processos de vendas automatizados 

 

Com o avanço da inteligência artificial, vem surgindo ferramentas de CRM que oferecem funis de vendas completos e automatizados.

Na prática, estas ferramentas oferecem uma grande economia com tráfego pago. Já que com elas é possível se comunicar em massa com milhares de leads capturados com o tráfego pago.

Ou seja, ao invés de investir constantemente em tráfego pago, você cria uma estratégia de comunicação, para vender, se comunicando em massa com uma base de leads que você adquiriu com tráfego pago. 

De fato, empresas investem muito dinheiro em tráfego pago, para atrair leads, ofertar de todas as formas e vender. Mas, poucas são empresas que tem estratégias e processos definidos para aproveitar ao máximo esta base de leads “comprada” com tráfego pago. 

Por isso, muitas empresas ficam refém do tráfego pago, caso acabe o budget não saberão o que fazer com todos os leads. Por não ter nenhuma estratégia de comunicação, tampouco um CRM com automações.

Concluindo, todos os conceitos e estratégias citados aqui aqui são complementares. Ou seja, podem ser aplicados juntos para que funcionem de forma integrada. 

Neste vídeo, explico estes processos de marketing digital de forma mais detalhada.